Coordenadoria das Mulheres presente a seminário sobre gênero na UFPB

Por - em 27

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) participará da mesa temática ‘Diversidade cultural e identidades na infância’, dentro do ‘I Seminário sobre Relações de Gênero na Educação Infantil’. O evento acontece nesta terça-feira (3) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem como objetivo proporcionar, ao público participante, a reflexão e a construção de metodologias de trabalho com o tema no cotidiano escolar. O seminário é uma realização do Grupo de Pesquisa Currículo Transversal nas Interseções Escola-Família e na Prática Docente da UFPB, com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Dentro da programação estão previstas mesas temáticas, grupos de trabalho e oficinas. Para a assessora de Educação da CPPM e palestrante do evento, Lígia de Freitas, “refletir e sensibilizar profissionais da educação para o trabalho com as relações de gênero contribui para a mudança de valores e superação das práticas sexistas no contexto educativo”.

Ela entende que “a discussão e a sensibilização para esse temário é fundamental, e a política da educação infantil deverá se configurar como uma grande aliada para desconstrução das desigualdades de gênero na sociedade, as quais por começarem na infância de forma subliminar nas brincadeiras e atividades, passam despercebidas pela maioria das educadoras”.

Recentemente, a Coordenadoria das Mulheres fez parceria com a UFPB para implementação do projeto ‘Iguais porque diferentes’, que formará profissionais da rede de educação municipal nas temáticas gênero e diversidade. A proposta é fortalecer a política de formação continuada do Governo Municipal.