Copa de Futebol reunirá clubes campeões de bairros da Capital

Por - em 31

O projeto ‘Copa de Futebol de Clube Campeões de Bairros’, que irá reunir 50 comunidades de João Pessoa em 120 jogos, foi lançado na manhã desta terça-feira (8) pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB). A solenidade aconteceu no auditório do Paço Municipal, localizado no Centro da cidade, e contou com a presença de representantes de bairros, secretários municipais e vereadores.

O jogo de abertura acontece no próximo sábado (12), às 14h30, no Estádio Municipal Leonardo Vinagre da Silveira, conhecido popularmente como Campo da Graça, localizado no bairro de Cruz das Armas. A partida será entre os times de Cruz das Armas e São Paulo de Oitizeiro.

A ‘Copa dos Bairros’ vai durar três meses e envolverá mais de 1.700 pessoas entre atletas, árbitros, dirigentes, coordenadores e organizadores e em cada partida a expectativa de público é de 500 pessoas. A primeira fase acontecerá de 12 de janeiro até 17 de fevereiro. No dia 20, haverá um sorteio para definir os locais onde os times ganhadores da primeira fase irão disputar os jogos.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Marconi Paiva, explicou que o projeto surgiu em 1990 e durou quatro anos. Agora, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está retomando o evento para fomentar o esporte nos bairros. “A intenção é integrar, socializar e disciplinar as práticas esportivas nos bairros das Capital, com um evento importante para os moradores do bairros, estimulando o lazer. A competição pode ser considerada o maior evento de futebol amador do Estado”, disse.

Esporte e paz – O prefeito Ricardo Coutinho afirmou que a copa vai estimular as competições nos bairros da Capital. “Durante três meses, o futebol amador será vitrine para o esporte de João Pessoa. Iremos retomar este evento que é tão importante e tem a finalidade de integrar, trocar experiências e estimular a disputa de forma pacífica. Queremos que ele se torne permanente e espero que esses 50 clubes possam expressar a cultura da paz através do esporte”, destacou.

Ricardo lembrou ainda que João Pessoa recebeu um grande evento em 2007, as Olimpíadas Escolares Brasileiras. “João Pessoa sediou um dos maiores eventos esportivos nacionais, as Olimpíadas Brasileiras, e o sucesso de organização e de público foi tanto que em 2008 a cidade será novamente sede do evento. Fico muito feliz com este evento de futebol, pois esse esporte está na alma dos brasileiros, e a Copa dos Bairros irá reunir a cidade inteira a cada final de semana”, previu.

O prefeito anunciou que a Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) está desenvolvendo um projeto para recuperar os campos de futebol nos bairros da cidade. “É importante que esses equipamentos estejam em bom estado para que se incorporem à comunidade, que as práticas esportivas atraiam crianças e adolescentes, pois o esporte tem força e poder para incluir”.