Copa dos Clubes Campeões começa com desfile no estádio da Graça

Por - em 56

A Copa de Clubes Campeões de Bairros foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (23). O desfile de abertura aconteceu no estádio Duarte da Silveira, conhecido como estádio da Graça, em Cruz das Armas. O evento, que acontece até junho deste ano, reúne mais de 1.500 atletas dos clubes de futebol amador campeões dos bairros da Capital. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Segundo o secretário da Sejer, Tiago Pacheco, a prefeitura está dando todo o suporte de estrutura e materiais necessários para a realização do campeonato. “Nós entendemos que incentivar o futebol amador é estimular a prática esportiva. A cada ano percebemos uma participação maior de atletas e esse é o nosso principal objetivo, estimular a prática esportiva, aproximando-a da comunidade, para que todos possam ter hábitos de vida mais saudáveis e evitar que os jovens se envolvam com drogas e violência”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com o desfile das 47 equipes participantes, a apresentação da Banda Municipal de João Pessoa e também foi marcada por um jogo amistoso entre o Botafogo da Paraíba e a equipe campeã da Copa em 2011, o time Mocidade, do Altiplano.

Para Adenilson Maia, mais conhecido como Prof. União, secretário adjunto da Sejer, é preciso dar uma atenção especial ao esporte amador. “A prefeitura acredita e tem mostrado que o esporte não deve ser acessível apenas pela elite, mas por toda a população. Por isso, o incentivo constante ao esporte amador nos bairros”, frisou.

Proposta – A Copa de Clubes tem como finalidade integrar e fortalecer as comunidades de João Pessoa, incentivando a prática esportiva e estimulando o surgimento de novos talentos. O evento já existe desde a década de 90 e foi resgatado em 2005 pela PMJP. Neste ano, participam 47 equipes e mais de 1.500 atletas. Os clubes vencedores foram selecionados a partir de campeonatos realizados nos bairros da Capital.

A competição será realizada com fases classificatória, semifinais e finais e se encerraem junho. Asequipes campeãs (primeiro e segundo lugar) receberão como prêmio troféus e medalhas.

Primeiro jogo – O primeiro jogo acontece neste domingo (25), às 8h30, no campo C. Matemático, no bairro Jardim Planalto. As equipes Argentino Jr. e América duelam para ver quem sai na frente na tabela. Outras 22 equipes também jogam no mesmo dia, em diferentes bairros de João Pessoa.

Para Tiago Pacheco, a realização do campeonato também é um momento de diversão para a população. “Os jogos movimentam os bairros e levam entretenimento e lazer para os moradores”, destacou.

Confira o nome das equipes participantes:

– 5 de junho (Lucia Braga)

– Altiplano (Porta do Sol)

– Alvorada (Alto do Mateus)

– Argentinos Júnior (Oitizeiro)

– Asferbaque (Cidade Maravilhosa)

– Bahia (João Agripino)

– Barcelona (Jaguaribe)

– Boa Vista (Boa Vista)

– Brasiliense (Planalto Boa Esperança)

– CBC (Geisel)

– Colinas do Sul (Colinas do Sul)

– Cracs (Costa e Silva)

– Dínamo (Ilha do Bispo)

– Força Jovem (Mandacaru)

– Força Jovem (Funcionários III)

– Grotão (Grotão)

– Independente (José Américo)

– João Paulo II (João Paulo II)

– Juventude (Bairro dos Novaes)

– Juventude (Santa Bárbara)

– Juventude (Funcionários IV)

– Mixto (Mangabeira)

– Mocidade (Altiplano)

– Nápoles (Rangel)

– Novaes FC (Cristo)

– Novo Hamburgo (Castelo Branco)

– Palmares (Funcionários II)

– Palmares (Torre)

– Piratas (Presidente Médici)

– Portuguesa (Roger)

– Raça Unida (Tambiá)

– Real Gás (Treze de Maio)

– Ressaca (Bancários)

– Santa Bárbara (Jd. Cid. Universitária)

– Santa Cruz (Bessa)

– Santa Cruz (Mangabeira VII)

– Santa Cruz (Valentina)

– Santo André (Cruz das Armas)

– Santos (Funcionários I)

– São Paulo (Bairro São José)

– Servicar (Água Fria)

– União FC (Conjunto dos Radialistas)

– Vasco (Jd. Planalto)

– Vasco (Timbó)

– Veterano (Esplanada)

– Veteranos (Gervásio Maia)