Coral ‘Vozes da Infância’ se apresenta durante encontro de educadores

Por - em 49

O Coral ‘Vozes da Infância’ fará uma apresentação nesta terça-feira (9), no Cine Bangüê do Espaço Cultural (bairro de Tambauzinho), a partir das 14h, durante o encontro promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Com cerca de 80 crianças, o coral funciona como atividade complementar da Escola Municipal de Artes/Casa das Artes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O grupo vem se destacando com suas apresentações e fará diversos shows em todo o Estado até o final do mês de agosto.

Para o coordenador do coral, Luiz Carlos Vasconcelos, há uma grande evolução nas crianças participantes desde o início das atividades do coral, em outubro do ano passado. “Quem puder comparecer aos shows pode preparar o coração para se emocionar porque é uma apresentação surpreendente e tocante. As crianças têm trabalhado muito e é notória a evolução na harmonia do grupo”, destaca.

As apresentações do coral contemplam um repertório sacro e de compositores locais. Nos próximos concertos, o ‘Vozes da Infância’ irá apresentar ao público as seguintes composições: Festival Sanctus (John Leavitt), Aleluia (Henry Purcell), Ave Maria (Vicente Paiva e Jaime Redondo), Sete Cantigas para Voar (Vital Farias), Na Base da Chinela (Jackson do Pandeiro) e Chiclete com Banana (Almira Castilho e Gordurinha). A orientação técnica das apresentações é de responsabilidade do maestro Elias Moreira.

Agenda – Além do show desta terça-feira, o coral já tem agenda marcada neste mês nos dias 15 (segunda-feira), na inauguração da Escola Antenor Navarro; no dia 30 (terça-feira), no ‘Caminhos do Frio’, em Alagoa Grande e dia 31 (quarta-feira) quando realiza um concerto em comemoração ao aniversário de Jackson do Pandeiro, no Teatro Santa Roza, em um show totalmente dedicado ao aniversariante.

O coral – o Coral Vozes da Infância, ação complementar da Escola Municipal de Artes/Casa das Artes, sob a gestão da Secretaria de Educação e Cultura da PMJP, é voltado para a formação em canto e regência de coral. Este tem como objetivo criar um coro de vozes infantis apoiado em padrões internacionais, que sirva de celeiro para o desenvolvimento da arte do canto entre as crianças e jovens, e também à formação continuada  de professores e regentes interessados em canto coral.

O coral já realizou sete concertos, sempre trabalhando sobre um repertório clássico e popular, internacional e nacional. A primeira apresentação do grupo ocorreu em dezembro de 2010, em uma apresentação no Busto de Tamandaré. O ‘Vozes da Infância’ tem no Concerto Sacro Natalino, realizado sempre no terceiro domingo do mês de dezembro, seu concerto principal. As crianças assistem às aulas de canto e teatro no Paço Municipal, no Centro de João Pessoa, três dias por semana.