Coral Vozes da Infância apresenta dois concertos de Natal em JP

Por - em 71

O Coral Vozes da Infância, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), está se preparando para realizar dois concertos de Natal. As apresentações acontecerão nos dias 18 e 25 de dezembro, na Igreja de São Francisco e no Busto de Tamandaré, respectivamente. Serão apresentadas 12 canções com repertório natalino nos idiomas Latim, Inglês e Português.

De acordo com o maestro Elias Moreira, vão se apresentar em torno de 60 crianças e adolescentes (com idade de nove a 15 anos), sendo que a maioria integra o grupo desde o ano passado. “Elas estão sendo muito bem treinadas em dicção e também têm a habilidade de cantar em alemão, espanhol e francês”, destaca o maestro.

Elias Moreira rege três coros. Além do da Capital paraibana, ele trabalha com um grupo em São Paulo e outro no Texas, nos Estados Unidos. A avaliação dele para o grupo, no primeiro ano de atuação é bem positiva. “O coral começou no Natal do ano passado e neste período eles evoluíram muito vocalmente. A qualidade deles é compatível com corais de Viena ou Paris, por exemplo”.

No repertório das apresentações estão músicas de Johann Sebastian Bach, um dos grandes nomes da música barroca, e de John Leavitt, compositor americano. “O encerramento será feito com a música Noite Feliz, mas no concerto do dia 25, na praia de Tambaú, será cantada uma música natalina de um compositor paraibano”, adianta Elias Moreira.

Amélia Nóbrega, coordenadora do projeto Vozes da Infância, que faz parte da Casa do Ensino das Artes, informa que também fazem parte da equipe o maestro assistente Hélio Medeiros e o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que também é coordenador da entidade. “Elias Moreira se divide entre três coros. Uma vez por mês ele ensaia as crianças e a manutenção deste trabalho é feita por Hélio Medeiros”, explica ela.

Elias Moreira vai reger o concerto do dia 18, na Igreja São Francisco e, segundo Amélia Nóbrega, enquanto as crianças cantam, pontualmente às 18h, todas as igrejas do Centro de João Pessoa vão badalar os sinos. “Isto já foi combinado com a Arquidiocese”, frisa a coordenadora. Já a apresentação do dia 25 será regida pelo maestro Carlos Anísio.

No mês de dezembro, o Coral Vozes da Infância realiza mais dez apresentações, em penitenciárias, livrarias, associações sociais e no Banco de Alimentos da PMJP. No repertório, além das canções de Natal, o público vai poder conferir canções sacras e populares.

Mudanças – Em janeiro do ano que vem começam as obras de restauração do prédio onde vai funcionar a Casa do Ensino das Artes, na Praça Antenor Navarro, Centro Histórico da Capital. Segundo Amélia Nóbrega, a licitação da obra já foi realizada e, no mais tardar, no segundo semestre de 2012, a nova sede da entidade já vai estar em funcionamento.

Atualmente, a Casa do Ensino das Artes está localizada no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70, 2º andar, Centro, João Pessoa. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (83) 8820-3624, ou através do e-mail casadoensinodasartes@hotmail.com.

Repertório dos concertos

– Ave Maria  (J.S. Bach/C. Gounod)

– A Cerymonial of Carols (Benjamin Britten)

– Alleluia   (J.S. Bach)

– Jesus Alegria dos Homens  (J. S. Bach)

– Alleluia   (Henry Pourcel)

– Cantate Domino (G.F. Handel)

– Agnus dei  (Michael  W. Smith)

– Panis Angelicus (César Franck)

– Festival Sanctus (John Leavitt)

– Do tronco rude e forte (Michael Praetorius)

– Angels From Heaven (Kalman Halasz/George Bragg)

– Sleep Little Baby (Jack Noble White)

– Noite Feliz  (Joseph Mohr e Franz Gruber)

Programação para o mês de dezembro

18/12 18h Concerto de Natal na Igreja São Francisco
20/12 17h Banco de Alimentos
23/12 16h30 Livraria Leitura
25/12 19h Concerto de Natal no Busto de Tamandaré