Coral Vozes da Infância interpreta Jackson do Pandeiro nesta terça

Por - em 25

O Coral Vozes da Infância, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vai apresentar um espetáculo no “São João de João Pessoa – O melhor da gente”, nesta terça-feira (28), às 19h, no Palco da Cultura Popular, no Ponto de Cem Réis. No seu terceiro concerto, o coro vai interpretar 12 canções de Jackson do Pandeiro, como forma de valorizar a cultura paraibana, em um show de aproximadamente 50 minutos.

“Nós escolhemos as músicas de Jackson do Pandeiro para o concerto para homenagear este grande compositor paraibano. O público vai poder ouvir músicas como Chiclete com Banana, Cantiga do Sapo e Sebastiana”, diz o regente assistente do coro, Hélio Moreira.

O maestro Elias Moreira, que tem uma vasta experiência com canto coral, inclusive com atuação nos Estados Unidos, está incluindo elementos de expressão corporal e interpretação no concerto. “Com a dança e a gesticulação as crianças vão poder interpretar melhor as músicas regionais”, diz.

De acordo com ele, não há outro trabalho com coro infantil sendo feito com tanto empenho no setor público brasileiro. O maestro destaca que as crianças aprendem não só a cantar, mas a ler partitura. “É uma oportunidade única para elas, caso queiram ou não seguir a carreira artística”, frisa.

A estudante Tainá França, de 15 anos, é uma das entusiasmadas com o que está aprendendo no coral. “Eu participo do coral há seis meses e estou gostando tanto que quero seguir carreira como cantora”. Já Rayza Brenda, de 13 anos, está há mais tempo no coral e destaca que a cada concerto aprende músicas novas, que ainda não conhecia. “Não falto a nenhum ensaio. Estou me dedicando bastante”.

Conforme Hélio Medeiros, na apresentação do São João vão participar 60 crianças, entre os 80 que integram o coro. Ele explica que os novatos ainda não estão prontos para se apresentarem, porque entraram há pouco tempo e precisam ficar um período como ouvintes.

O coro já se apresentou com um concerto natalino e um de Páscoa e planeja apresentações para o aniversário da cidade no dia 5 de agosto e para o Dia das Crianças, além de um novo concerto de Natal. “Nós já estamos com ideias para esta apresentação de final de ano”, ressalta Hélio Medeiros.

Inscrições – O Coral Vozes da Infância está com inscrições abertas até o mês de julho e os ensaios acontecem três vezes por semana: nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h, para quem estuda à tarde, e das 14h às 16h, para quem estuda de manhã. Aos sábados os ensaios acontecem das 9h às 11h. A faixa etária dos participantes varia de 9 a 15 anos.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação (Sedec) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Além dos regentes Elias Moreira e Hélio Medeiros, a equipe conta com a preparadora de corpo e voz, Soraia Bandeira. A coordenação do projeto é de Amélia Nóbrega e Luiz Carlos Vasconcelos.

Mais informações sobre o Coral Vozes da Infância podem ser obtidas na Casa das Artes/Escola Municipal de Artes, no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70, 2º andar, Centro, João Pessoa. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (83) 8820-3624, ou através do e-mail casadoensinodasartes@hotmail.com.