Cordelista se apresenta neste sábado na Estação Cabo Branco

Por - em 25

O cordelista Luiz Gonzaga dos Santos se apresenta neste sábado (25), às 17h30, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A apresentação é aberta ao público e faz parte da programação do Arraiá da Estação.

Na apresentação, Luiz Gonzaga dos Santos vai declamar poemas e cordéis de sua autoria. “Seu Luiz”, como é mais conhecido, escreveu em três anos mais de 30 cordéis com temas de seu cotidiano.

O gênero, literatura de cordel, é um tipo de poema popular originalmente oral, e depois impresso em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel e exposto para venda pendurados em varais na feira. A origem do cordel é portuguesa. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou.

Os folhetos brasileiros são escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações empolgadas para conquistar os possíveis compradores.

 

SERVIÇO:

Cordelista Luiz Gonzaga dos Santos

Dia: Sábado (25)

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Fone: 3214-8303

 

CONTATO PARA IMPRENSA

Luiz Gonzaga dos Santos

Fone: 8890-7713