Corpo coreográfico da Sedec é bicampeão do Campeonato Nacional de Bandas Marciais

Por - em 518

Campeonato Nacional de BandasO corpo coreográfico da Orquestra de Metais e Percussão da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) conquistou o bicampeonato no Campeonato Nacional de Bandas Marciais, realizado na cidade de Taubaté, São Paulo. O torneio foi disputado no último domingo (8). Participaram do evento, na categoria sênior, 10 bandas marciais de diversos estados.

A Orquestra de Metais e Percussão da Sedec conquistou o segundo lugar na categoria musical. Na categoria Mor e Baliza, a orquestra também conquistou a segunda colocação.

A viagem, fardamentos e os instrumentos foram custeados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Esse resultado é uma mostra do conhecimento que transmitimos para nossos alunos. A banda e o corpo coreográfico são formados por professores da rede municipal de ensino, que levam esse conhecimento para as 92 escolas onde é desenvolvido o ensino da música e dança”, disse o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.

O repertório musical apresentado pela banda no campeonato foi “Grande Fanfarra” e “Suíte Pernambucano de Bolso”, com 30 minutos de apresentação. “Disputamos com as 10 melhores bandas do Brasil e só tenho que agradecer a Prefeitura de João Pessoa, a Secretaria de Educação, aos músicos e professores de dança pelo empenho”, comemora o coordenador de Bandas da Sedec, Júlio Ruffo.

História – Criada em agosto de 2009 e, deste então, sob a regência do bacharel em música Widmark Valério e do coreógrafo Sérgio Noronha Picado, a banda é composta por 76 componentes, sendo 50 no corpo musical, 23 na linha de frente, um no corpo coreográfico, um mor e uma baliza, além do maestro e de 12 integrantes no apoio.