‘Corredor Cultural’ tem show de Chico Correa & Eletronic Band neste sábado

Por - em 30

Sampler, pedais de eco e programas de computador se unem a instrumentos como teclado, guitarra, baixo, percussão, e em especial à batida marcante da zabumba. Além de tudo isso, ainda é possível perceber uma pegada de jazz e o realce da música nordestina. Estamos falando do som do grupo paraibano Chico Correa & Eletronic Band, que é a atração do ‘Corredor Cultural’ deste sábado (9). O show, que começa a partir das 15h, no Beco da Cachaçaria Philipeia, é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O projeto musical Chico Correa & Electronic Band funde referências sertanejas e agrestes a aspirações mais globais. A sensação é a de que os músicos conseguem formular uma espécie de parentesco entre gêneros e estilos diferentes como rock, funk, bossa nova, baião, samba de coco, jazz, trip hop, dub e outras tendências.

Com essa inseminação sonora, o grupo terminou gerando ritmos batizados de agrestewerk e cangaci-gangsta. As composições também passam pelo eletrofunk, em ‘Eu pisei na pedra’, e pelo rock e maracatu, na ‘Mangangá’. Trata-se de uma música nômade nordestina da década atual, na qual o regionalismo é ao mesmo tempo universal. Nela, um simples pandeiro pode se transformar na base do ragga, que por sua vez vira um drum’n’bass (dois gêneros de música eletrônica).

Formação – O grupo surgiu em 2001, em João Pessoa, a partir da iniciativa do produtor Esmeraldo Marques (o Chico Correa). Atualmente, é formado por Chico Correa (guitarra e DJ), Seu Pereira (vocal), Thiago Sombra (baixo), Victorama (bateria) e João Cassiano (percussão).