Corredores viários de João Pessoa ganham nova sinalização turística

Por - em 36

Dentro do projeto de melhoria da sinalização viária de João Pessoa, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) está instalando placas contendo informações sobre atrativos turísticos em 21 corredores viários da cidade, que dão acesso ao Centro Histórico e as praias. A implantação das placas foi solicitada pela Secretaria de Turismo (Setur), com o objetivo de suprir a deficiência de sinalização dos principais pontos turísticos do município.

Serão 72 placas de orientação, 37 delas aéreas e 35 em coluna simples (tubo), que vão facilitar o acesso dos visitantes a pontos turísticos da Capital paraibana. Todo o projeto de sinalização turística foi elaborado pela equipe de planejamento do órgão, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas normas do ‘Guia Brasileiro de Sinalização Turística’ do Ministério do Turismo. Recentemente, o projeto foi analisado e revisado pelos técnicos da Setur.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro(CTB), as placas de ‘Atrativos Turísticos’ indicam aos usuários da via os locais onde eles podem dispor das atrações existentes, orientando sobre sua direção ou identificando os pontos de interesse. O material é confeccionado na cor marrom, com letras brancas, e os símbolos (pictogramas) do atrativo.

O superintendente de Transportes e Trânsito, Deusdete Queiroga, destacou a importância da sinalização numa cidade onde existem muitos pontos de visitação. “A STTrans está direcionando esforços para suprir mais esta necessidade no município. A sinalização turística é fundamental e constitui uma das principais reivindicações de nosso trade turístico”, disse o superintendente.

Localização – As placas estão sendo implantadas nas avenidas Tancredo Neves (Mandacaru), Flávio Ribeiro Coutinho (Manaíra), Argemiro de Figueiredo (Bessa); Ranieiri Mazilli, Rua Júlio Ribeiro e Rua Napoleão Duré (Cristo Redentor); avenidas José Américo de Almeida (Beira-Rio), Juarez Távora (Torre), Ruy Carneiro e Tito Silva (Miramar); na Rua Barreto Sobrinho (Tambiá), mais as avenidas General Aurélio de Lyra Tavares (Via Oeste) e Cruz das Armas; na Rua Aderbal Piragibe e no cruzamento com a Avenida Capitão José Pessoa (Jaguaribe); nas avenidas 2 de Fevereiro e Souza Rangel (Rangel), Walfredo Macedo Brandão (Bancários), na Via Padre Zé (Contorno da UFPB), e nas avenidas Nossa Senhora de Fátima (Torre) e Pedro II.