Crei do ‘Gervásio Maia’ é o quinto de uma série de 11

Por - em 19

Os moradores do Residencial Gervásio Maia receberam na manhã desta segunda-feira (7) mais um equipamento social, desta vez o Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) ‘Luzia da Taipa’, homenageando a líder do movimento de lutar pela moradia na Capital. Este é o terceiro equipamento inaugurado no bairro, que já conta com escola e Unidade de Saúde da Família (USF). O Crei irá atender mais de 100 crianças de 2 a 6 anos de idade.

Ao entregar a nova obra, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) disse que está instalado na cidade o conceito de habitação com habitabilidade, ou seja, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) não apenas transfere pessoas de equipamentos ou locais inadequados para um núcleo habitacional, mas proporciona condições de vida digna, com saúde, educação esporte e lazer.

“Estamos cumprindo o que foi prometido a essas pessoas quando foram trazidas até este residencial, que era o de proporcionar infra-estrutura e outras condições básicas de sobrevivência. Este local hoje conta com escola e PSF e agora estamos inaugurando um Crei, que não é somente um local para as mães deixarem seus filhos quando forem trabalhar. Aqui existe todo um projeto pedagógico e condições de aprendizagem”, frisou o prefeito.

Ricardo lembrou ainda a luta de Luzia da Taipa pela moradia. “Era uma guerreira, sempre lutando para que as pessoas tivessem um lugar para morar. Ela estaria muito feliz em ver tudo isso concretizado e colocar seu nome nesta unidade é uma forma singela de homenageá-la”, destacou.

Mais Creis em 2008
– A secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá, lembrou que o Crei Luzia do Taipa é o quinto inaugurado este ano e ainda serão entregues à população até julho mais seis unidades e uma escola.

O Crei é o quinto de uma série de 11 a serem entregues este ano pela Prefeitura. Os quatro primeiros foram construídos no Altiplano, Bessa, Cidade Verde e Paratibe. No dia 29 deste mês, a Prefeitura entrega o sexto equipamento do tipo que atenderá meninos e meninas do bairro do Jardim Veneza.

Estrutura física
– Os novos equipamentos de educação infantil têm estrutura física e de pessoal para oferecer atividades pedagógicas, recreativas, cuidados de higiene e cinco refeições diárias a crianças de 2 a 6 anos de idade. Com esses dois novos Creis, serão 35 creches municipais na cidade, atendendo cerca de 3.500 crianças.

A creche do Gervásio Maia tem 370 metros quadrados de área construída, com quatro salas de aula, uma sala para especialista, refeitório, recreio coberto, pátio, administração, rouparia, bateria de banheiros (com oito chuveiros, quatro bacias sanitárias e quatro mictórios), cozinha, despensa, depósito de material de limpeza, almoxarifado e área de serviço. A unidade vai funcionar das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.