Crei João Tota vai atender 145 crianças de zero a seis anos

Por - em 101

A nova estrutura do Centro de Referência em Educação Infantil João Tota (Crei), localizado no bairro dos Ipês, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (12) pelo prefeito Ricardo Coutinho. Com as reformas o número de crianças de zero a seis anos atendidas pela unidade educacional chega a 145.

Durante a solenidade, que teve a apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Anísio Teixeira e de uma coreografia feita pelas próprias crianças, o prefeito Ricardo Coutinho destacou os investimentos feitos na Educação Infantil durante a atual gestão. “Nos estamos trabalhando muito para poder fazer com que nossa qualidade de ensino melhore cada vez mais. Com essas salas construídas aqui somamos 52 novas salas, apenas nos Creis. Nós mais que duplicamos a capacidade das creches. Nesse Crei, por exemplo, com essa reforma ele passa a atenter 145 crianças”, disse Ricardo. O prefeito aproveitou a oportunidade para parabenizar o ‘João Tota’ pela conquista do 2º lugar, na categoria institucional, no IV Concurso dos Jardins Mais Bonitos da Cidade, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

A secretária de Educação, Ariane Sá, falou sobre as recentes inaugurações no Bairro do Ipês, a exemplo da Escola Luiz Augusto Crispim, e das futuras. “Em breve a população vai ganhar a Escola Ubirajara Pinto reformada a ampliada, para atender crianças de quatro a cinco anos”, avisou. Outra novidade anunciada pela secretária foi a contratação de profissionais de educação física, de música e de arte educação para atuarem nos Creis. “Esses profissionais estarão nos Creis três vezes por semana trabalhando com as crianças”, garantiu.

Homenagem – A diretora do Crei ‘João Tota’, Maria da Silva, agradeceu em nome da comunidade e das crianças atendidas. “Tudo que a Prefeitura tem nos oferecido é para que possamos desenvolver o melhor trabalho possível. A atual administração tem sempre a preocupação de oferecer o melhor. Quero agradecer também a toda equipe do Crei, que realiza um trabalho com amor e dedicação”, afirmou Maria Silva.

A aluna Letícia Dantas, de seis anos, homenageou o prefeito Ricardo Coutinho com a entrega de um cartão e de uma rosa. Ricardo também foi presenteado com um DVD contendo as atividades desenvolvidas no dia-a-dia do Crei. “Eu espero que a Prefeitura possa estar fazendo o melhor trabalho possível para que essas crianças que estão no Crei possam aprender bastante para quando saírem daqui para uma escola, cheguem lá lendo e escrevendo”, disse Ricardo Coutinho.

Melhorias – Com a obra, que abrange os espaços externos e internos da unidade, as 145 crianças do Crei ‘João Tota’ agora têm um espaço voltado para os conceitos de acessibilidade e segurança. Foi colocado revestimento cerâmico em todas as áreas, implantação de vaso sanitário infantil nos banheiros, reforma geral da cozinha, com a construção de tanque para a lavagem de utensílios grandes, acréscimo de duas salas, sala para professores, reforma geral do berçário e construção de um fraldário e banheiro no berçário, além de retelhamento, polimento do piso granilite, revisão da parte elétrica e hidráulica e pintura completa.

O engenheiro civil da Secretaria de Educação (Sedec), Francisco de Assis Araújo, esclareceu que o prédio já estava em funcionamento há pelo menos dez anos e que com a nova reforma vai oferecer mais segurança, higiene e comodidade para as crianças, pais e servidores.