Crei Manoel Soares é inaugurado e vai atender 125 crianças do bairro do Geisel

Por - em 302

A Rede Municipal de ensino de João Pessoa ganhou a 43ª unidade educacional voltada para o público infantil. O Centro de Referência Manoel Soares Rodrigues (Crei), no Conjunto Nova República, no Ernesto Geisel, abriu as portas para a comunidade, na manhã desta terça-feira (22). A instituição vai atender 125 crianças, de dois a cinco anos. O investimento total da obra foi de R$ 548.133,54 em recursos próprios do município.

Em uma cerimônia animada pela banda marcial da Escola Municipal Anísio Teixeira, autoridades, educadores e a comunidade prestigiaram a inauguração, conduzida pelo prefeito Luciano Agra e pela secretária de educação, Ariane Sá.

“Me orgulho em entregar esta instituição. Um prédio com estrutura de ensino privado, confortável, seguro e, com profissionais qualificados, aptos a receber as crianças que precisam sair daqui com uma boa base pedagógica”, disse o prefeito. O novo Crei foi uma solicitação proposta pelo Orçamento Democrático (OD).

Durante o seu pronunciamento, a secretária de educação, Ariane Sá anunciou que este é o quinto Crei que a Prefeitura de João Pessoa entrega a população nos últimos seis meses. “Só sabemos a importância deste equipamento quando precisamos. Ver o sorriso de um pai ao receber a notícia de que vai poder matricular o filho, não tem preço”, concluiu Ariane.

A diarista, Juliana dos Santos afirma que a implantação da unidade no bairro trouxe alegria e paz para as famílias. “Eu preciso trabalhar para ajudar na renda e não tinha onde deixar o meu filho de dois anos. Já estava impaciente e desde, que Antony começou a freqüentar o ambiente escolar, há cerca de um mês, eu já estou fazendo uns bicos”, comemorou a mãe.

Estrutura – O Crei Manoel Soares é composto por cinco salas de aula amplas, salas de leitura e de repouso, brinquedoteca, diretoria, espaço coberto para recreação e outro descoberto para a realização de diversas atividades, sala de vídeo, almoxarifado, lavanderia, dispensa, área de serviço, refeitório e cozinha.

O espaço conta com a assistência de uma equipe multiprofissional, formada por direção, coordenação, professores, monitores, cozinheiros, auxiliares de serviço, lavadeiras, vigilantes e auxiliares de limpeza.

Atividades – As crianças passam no Crei 10 horas por dia (das 7h às 17h) com direito a cinco refeições com cardápio balanceado, banho e repouso. Elas também participam de atividades pedagógicas, aulas de arte, educação física e recreação livre.

Homenageado – O prédio recebeu o nome do pedagogo paraibano, Manoel Soares Rodrigues, que morreu em outubro de 2011, vítima de infarto. Natural de Pilar, o educador dedicou mais de trinta anos da vida ao magistério. Foi Membro do Conselho Municipal de Educação. Atuou como professor, secretário, vice-diretor e diretor de escolas públicas de João Pessoa.

Vagas O Crei está com trinta vagas em aberto, para crianças de três, quatro e cinco anos. Para fazer a matricula, o pai ou responsável deve comparecer a unidade de ensino, munido de registro de nascimento, comprovante de residência, cartão de vacina atualizado e três fotos.

Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do crei pelo telefone (83) 8832-3265.