Crianças da Guarda Mirim participam de manhã de brincadeiras e diversão no Sesc Gravatá

Por Mônica Melo - em 417

A manhã desta quinta-feira (22) foi um momento especial e de muita diversão para as crianças que participam do projeto ‘Guarda Mirim’, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). Mais de 30 crianças fizeram um passeio ao Sesc Gravatá, onde participaram de diversas atividades recreativas durante o ‘Dia de Lazer’ .

De acordo com a fundadora e coordenadora do projeto da Guarda Mirim de João Pessoa, Mayrilane Leite Dias, a atividade é pensada como a efetivação de um dos direitos da criança previstos na Constituição: o direito ao lazer.

“O ano é tão corrido, cheio de estudo e disciplina, então, essa atividade é uma festividade esperada durante todo o ano pelas crianças. Elas amam. Tomar banho de piscina, o lanche, as brincadeiras, presentes, é só diversão e alegria”, explica Mayrilane Leite Dias. Ainda segundo ela, a atividade ocorre desde 2014 graças a uma parceria com Secretaria de Educação.

As crianças são pegas na escola e levadas de volta ao final do dia. Alguns pais também acompanham o grupo, como é o caso de Pamela Gianina Peres da Silva, mãe de Samara Mariah, que entrou para a guarda no início do ano. “Esse projeto é maravilhoso, nós que somos mães amamos. Influencia muito as crianças a se interessarem pelos estudos. A Samara ficou muito ansiosa em casa a semana toda, contando os dias. Eu gosto muito que ela participe e compareço sempre aos eventos”, conta.

Se para as mães a atividade é interessante, para as crianças que participaram, o dia não poderia ser melhor. “É um dia muito especial para mim, eu nunca tinha passado um dia assim. Gostei muito do banho, de dar cambalhotas na piscina e brincar com meus colegas e com todos da guarda”. A estudante conta que, além de se divertir, vem aprendendo muito com o projeto, como por exemplo, melhorar nos estudos e se portar em sala de aula. Ela ainda recomenda a todos os colegas que participem.