Crianças das creches aprendem sobre tradições nordestinas e participam de apresentações juninas

Por Alexandre Quintans - em 284

O dia foi para arrastar o pé no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Infantil, deu início ao ‘arraiá das creches’. A programação segue com apresentação nesta quarta-feira (12), a partir das 13h, na Escola Municipal Lucia Geovana, no Colinas do Sul, e na quinta-feira (13), a partir das 14h, no Parque da Lagoa Solon de Lucena, no Centro da Capital.

Com muita alegria, descontração e beleza, as crianças dançaram músicas como Sebastiana em homenagem ao centenário do rei do ritmo, Jackson do Pandeiro. “Desde o primeiro momento que a criança entra na creche, nós trabalhamos a arte e a cultura com ela. Tudo faz parte dos projetos desenvolvidos nas unidades. E, hoje, é um momento de confraternização e mostrarmos o que já estamos trabalhando durante todo o ano”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Edilma da Costa Freire.

Até Lampião, Maria Bonita, Jackson do Pandeiro e a Rainha do Milho estiveram presentes. As meninas se apresentaram com os tradicionais vestidos coloridos, arranjos juninos na cabeça e pintinhas no rosto. Já os meninos com a barra e o bigode.

“Eu vivencio essa cultura e sou praticante. Estou emocionada em ver minha filha dançando aí e aproveito para parabenizar toda a organização e o trabalho feito nas unidades de ensino”, disse Rosemary Rodrigues de Nascimento, mãe de Esther Taveira Rodrigues, 4 anos, da Creche Maria Auxiliadora.