Crianças de Crei do Timbó participam de atividade sobre saúde bucal

Por Thibério Rodrigues - em 621

d r t ,rj .15855.Ivomar Gomes Pereira.

As crianças do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Nossa Senhora de Fátima, na comunidade do Timbó, participaram de uma atividade sobre saúde bucal na tarde desta quinta-feira (15). A ação é uma parceria das Secretarias de Saúde (SMS) e Educação e Cultura (Sedec), como parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

O objetivo da atividade é incentivar as crianças ao autocuidado em saúde bucal por meio de atividades lúdicas. Durante a ação, os pequenos receberam orientação sobre escovação dentária correta, além de outros cuidados com a saúde da boca, monitorados por uma odontóloga. Cada criança recebeu kit de higiene bucal com escova, creme dental e sabonete.

A odontóloga da Unidade de Saúde da Família (USF) Timbó II, Fernanda Amorim, explica que as crianças que começam a cuidar dos dentes desde cedo se tornarão adultos mais cuidadosos com a saúde bucal. “Consequentemente vai diminuir essa demanda que ainda existe de fazer canal ou até mesmo extração do dente, porque muitas pessoas não tiveram cuidado quando eram crianças”, afirma.

d r t ,rj .15855.Ivomar Gomes Pereira.

As atividades de saúde bucal integram o calendário de atividades do PSE para o ano de 2018 e serão realizadas em todos os creis da Rede Municipal de Educação. O programa está presente em 87 escolas e 68 creis de João Pessoa, atendendo um total de 80,5 mil estudantes da Capital.

“Procuramos sempre manter o trabalho em conjunto dos creis com as unidades de saúde da família focando numa saúde preventiva, para que as crianças se familiarizem com a figura do dentista e criem o hábito de cuidar da saúde da boca”, disse Rosania de Lucena, técnica do Programa Saúde na Escola.

Salvar