Crianças de escolas municipais conhecem Centro Histórico de JP

Por - em 25

Cerca de 30 alunos da escola municipal Damásio Franca participaram nesta terça-feira (04) de um passeio diferente. As crianças passaram toda a manhã conhecendo o Centro Histórico da Capital e saíram da visita encantadas com o que viram.

A pequena Kethellin dos Santos, de nove anos, que cursa a quinta série, estava empolgada com a oportunidade de conhecer lugares que ela nem sabia que existiam. “Eu achei tudo bonito, mas gostei da Casa da Pólvora porque é diferente. Nunca tinha vindo em nenhum lugar desses. Foi bom”, revelou a menina que é a mais velha de uma família de quatro irmãos.

Fabrício Alves, de 11 anos, também aluno da quinta série, revelou que gostou mais da Igreja de São Francisco, local onde o passeio foi encerrado. “As pinturas feitas com ouro, foi o que eu achei mais bonito e vai ser bom eu saber para quando crescer e tiver filho eu vou ensinar para ele tudo que aprendi hoje”, comentou.

O grupo formado por alunos da escola municipal Damásio da Franca, que fica no bairro de Manaira, é atendido pelo programa ‘Mais Educação’, que oferece ensino integral nas escolas públicas municipais da Capital.

A ação ‘Cidadão Turista’, que é realizada pela Secretaria de Educação (Sedec), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), faz parte do projeto ‘Futuro Visita o Passado’ que, segundo Sâmara Bandeira, integrante da coordenação do projeto, é uma forma de estimular as crianças a conhecer a história da cidade. “A cada semana, uma turma de alunos diferente é levada para visitar os pontos turísticos da Capital. É uma maneira de preservar a história e valorizar nosso patrimônio. Ao todo, 1.500 alunos terão a oportunidade de participar dessa ação que está prevista para ser encerrada em novembro”, ressaltou.

Além da Casa da Pólvora e do Largo de São Francisco, o grupo visitou o Hotel Globo, a Praça Antenor Navarro, a Fábrica de Vinhos Tito Silva e a Igreja São Frei Pedro Gonçalves.