Crianças do Peti da PMJP participam do Muriçoquinhas do Miramar

Por - em 59

“Brincadeira é Coisa de Criança, Trabalho Infantil, Não!”. Esse será o tema do estandarte das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no desfile do Bloco Muriçoquinhas do Miramar 2012, na ‘Segunda-Feira da Alegria’, (13). A criançada vai puxar o bloco no trio elétrico de abertura. Irão participar cinquenta crianças com seus familiares, numa parceria firmada entre a Prefeitura e o bloco infantil, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Muriçoquinhas esse ano tem como tema central o enfrentamento ao trabalho infantil. De acordo com a coordenadora do Peti, Catarina Arruda, a proposta da Prefeitura é que além da participação na folia, seja estabelecida uma ação social, com o fortalecimento do vínculo da criança e sua família na brincadeira. Segundo ela, as crianças estão participando dos preparativos da participação no Muriçoquinhas, com a realização de oficinas de adereços e máscaras, nos núcleos do Peti.

Camiseta – O lançamento da camiseta 2012 do Bloco Infantil Muriçoquinhas do Miramar foi realizado em conjunto com o bloco da Melhor Idade, no domingo (29), com a animação de uma orquestra de frevos, grupos de cultura popular das crianças do Peti sob a coordenação do palhaço Pipi. A curadora da Criança e do Adolescente, Soraya Escorel recebeu a faixa de madrinha do bloco. Na ocasião, a garota Hanna Peixoto Aguiar, foi apresentada como Porta Estandarte 2012.

O Muriçoquinhas 2012 terá como atrações as cantoras Diana Miranda, Gracinha Teles e Tadeu Mathias, que animarão a folia cantando marchinhas e frevo dos antigos carnavais. Também contará com a irreverência e alegria do palhaço Pipi e exibição do circo Piollin, que levará à avenida palhaços, malabaristas, trapezistas e brincantes perna de pau, grupos de cultura popular e orquestras de frevo.

O estandarte leva a assinatura do artista plástico Fred Svendsen. A arte das camisetas foi idealizada pelo artista Leonardo Zaccara. A coordenação do bloco está solicitando aos pequenos grandes foliões para levar um brinquedo para ser doado à Casa Pequeno Davi.

Equipe  – Uma equipe formada por 48 monitores e assessores do Peti e do Ruartes, darão o apoio necessário à segurança da criançada.  Dezoito pessoas estarão no enfrentamento, distribuindo os panfletos de combate à mão-de-obra infanto-juvenil, num trabalho de conscientização de crianças, adolescentes e seus pais, sobre a necessidade de se por fim a esta situação. “Estaremos na folia promovendo cidadania” destaca Catarina, lembrando que a maioria destas pessoas nunca participou do Folia de Rua.