Crianças do Peti participam de manhã cultural nesta 6ª feira

Por - em 21

Resgatar a cultura popular e promover a integração entre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e escolas da rede municipal. Com estes objetivos, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Peti Centro Livre Meninada I, de Jaguaribe, realizará na próxima sexta-feira (4) uma manhã cultural com as crianças e adolescentes do Centro e as escolas municipais Rotary e Analice Caldas. O evento, que acontecerá a partir das 8h30, na Praça Onze, localizada na rua Osvaldo Pessoa, em Jaguaribe, deverá contar com a presença das famílias, amigos e moradores da região.

A coordenadora do Peti Centro Livre Meninada I, Catarina Arruda, lembra que o folclore apresenta uma variedade de representações populares que serão resgatadas durante o evento. “Suas crenças, mitos, lendas, festas, brincadeiras, costumes, entre outras manifestações servem como uma rica fonte de informações das sociedades em que circulam as tradições populares”, observou.

Durante a manhã cultural serão oferecidos um circuito de brincadeiras populares, com corridas de sacos, de sacis, jogo da velha, quebra-cabeça, concurso de adivinhação e ciranda; roda de capoeira; cantigas populares; exposição de plantas medicinais e suas propriedades curativas; distribuição de mudas; degustação de chás; sorteios de livros e teatro de fantoches. Também estão previstas apresentações de dança do Grupo de Idosos de Jaguaribe.

Na organização do evento estão: Catarina Arruda, Ana Flávia dos Santos, Clariana Cendy, Juliane Bezerra, Mariana Lígia da Silva, Rosângela Lacerda, Sandra Márcia Xavier, Malú Farias, Luzinete Oliveira, Fátima Félix, Maria da Silva e Ednaldo Nascimento.