Crianças do Peti usam elementos da cultura popular em árvore de Natal

Por - em 28

Uma árvore de natal diferente, com elementos da cultural popular e muitos brinquedos foi entregue no início da noite desta terça-feira (11), pelas crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) à Secreta de Administração da Prefeitura de João Pessoa. A iniciativa foi um presente para os servidores e visitantes do Centro Administrativo (CAM).

Sisal, bonecas de pano, carrinhos de brinquedo, bolinhas de plástico decoradas, chita, muitos pisca-piscas e enormes pacotes de presentes confeccionados pelos próprios meninos e meninas do Peti, montados sobre uma estrutura de madeira e arame, formam a árvore que foi instalada no hall da porta principal do CAM.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Alexandre Urquiza, explicou que a idéia inicial era de fazer uma árvore para a entrada da secretaria. “Mas o resultado foi tão bom que resolvemos doá-la para que um número muito maior de pessoas pudessem ver. É importante reconhecer o esforço e o envolvimento dessas crianças e adolescentes, que, apesar de terem histórias de vida difíceis, produzem um trabalho tão bonito e com tanta qualidade”.

A secretária de Administração, Suelma Bruns, agradeceu o presente e parabenizou as crianças e jovens pela criatividade. “A árvore ficou linda e embelezou muito mais a decoração que já existia. Com poucos recursos vocês conseguiram representar todo o desenvolvimento de um trabalho que realizam com muita dedicação. É muito bom poder abrir espaço para divulgar trabalhos assim”.

Idealizadora do projeto da árvore, a coordenadora do Centro Livre Meninada 1, Catarina Arruda, explicou que a idéia foi a de valorizar a cultura popular e o lúdico, resgatando seus brinquedos. “Foi uma experiência bastante interessante para eles, que tiveram oportunidade de confeccionar cada uma das peças, de decorar as bolinhas, empacotar os presentes e depois de colocar na árvore de natal. Um exercício de cooperação e envolvimento”.

Daniel Rilley, de 12 anos, aluno do Peti de Mumbaba, relatou que foi uma experiência nova em sua vida. “Ficou muito bonita. Eu nunca tinha saído do lugar onde moro para montar uma árvore”. Já Jéssica Sinésio, 12 anos, do Peti de Mumbaba destacou que foi bom fazer e que foi um esforço de todo o grupo. “É muito bom saber que muita gente vai ver”.

Uma série de fotos com as etapas da montagem da árvore está exposta no local. Também colaboraram com a montagem da árvore: Marinalva Souza, Samuel Barreto, Hélio Costa, Susy Lyra, Ana Flávia.