Crianças do São José recebem orientações sobre saúde bucal

Por - em 55

O Centro de Referência em Educação Infantil Antonio Varandas, localizado no Bairro do São José, realiza toda quinta-feira uma ação de prevenção à saúde bucal, em parceria com a Unidade Saúde da Família do mesmo bairro. A iniciativa faz parte do projeto de intersetorialidade que visa unir as ações de educação para prevenção de doenças.
 
De acordo com a auxiliar de consultório dentário da Unidade de Saúde, Ana Paula, as equipes de USF do São José fizeram antes um levantamento no sentido de averiguar a saúde bucal das crianças atendidas no Centro. “A partir disso, a equipe resolveu começar o trabalho de prevenção aqui na creche, para que essas crianças possam desde já aprender a cuidar dos dentes”, afirmou a ACD.
 
Filomena Trindade, odontóloga da Unidade, afirma que os alunos da creche são o público ideal para começar uma conscientização com ênfase na prevenção. “A partir dos 5 anos, as crianças começam a perder os primeiros dentinhos de leite, e é importante que essa higiene se estabeleça para garantir dentes permanentes mais saudáveis”, disse a dentista. Usando fantoches, desenhos e histórias, as equipes ensinam às crianças a forma correta de escovar os dentes.
 
Na creche, as crianças recebem o kit de escovação e aplicação de flúor. Os casos mais complexos são encaminhados para a USF do bairro, e a partir daí é feito o tratamento clínico.