Crianças dos Creis participam do projeto Janeiro Verão Teatro

Por - em 68

O projeto Janeiro Verão Teatro está levando crianças dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) ao Centro de Arte e Cultura Municipal Ednaldo do Egypto, em Manaíra, durante o período de férias. Nessa quinta-feira (19), cerca de 120 crianças assistiram a peça “O Mágico de Oz”.

Promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), o Janeiro Verão Teatro foi criado com o objetivo de atender as crianças dos Creis durante o mês de janeiro, com uma programação especial.

Com os olhos atentos, elas viram a apresentação de um mundo de magia. Levada à terra de Oz por um tornado, Dorothy tenta voltar para casa, o que se mostra uma tarefa difícil. Com ajuda de seus companheiros, a heroína vive mil aventuras. “Foi muito boa a peça. Nem tive medo da bruxa. Espero voltar mais vezes”, disse Sarah Caroline, de 8 anos, do Crei Maria de Lourdes Gomes, localizado no bairro Alto do Mateus.

A diretora do Crei Maria de Lourdes destacou a importância da educação cultural dessas crianças através do contato com o teatro. “É formidável essa ação de introduzir essas crianças ao teatro desde cedo. É fundamental esse contato com a cultura”, observou.

Para o diretor da peça “O Mágico que Oz”, Romildo Rodrigues, que representa o espantalho, se apresentar para uma plateia formada por crianças é um desafio a mais na carreira. “Nós acreditamos que conseguimos transmitir a mensagem para eles fazendo um teatro com verdade. As crianças são muito verdadeiras e são muito atenciosas. O que redobra nosso trabalho”, disse Romildo.

Antes do início das apresentações, o coordenador do Centro, Alberto Black, explica como deve ser o comportamento dentro do teatro e faz uma síntese do que será a peça. “É uma forma de preparar essas crianças de como se comportar em um ambiente como este. Queremos também que elas tenham interesse em voltar de uma forma natural”.