PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Crianças e adolescentes do Alto do Mateus realizam concerto no Parque da Lagoa

Por Monica Melo - em 168

Nesta terça-feira (18), a partir das 14h, o Parque da Lagoa Sólon de Lucena será o palco para o concerto do projeto Ação Social Pela Música. Sob a regência do maestro Hector Rossi, crianças e adolescentes entre seis e dezesseis anos, moradores do Alto do Mateus, se apresentarão tocando instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O evento é uma iniciativa da PMJP, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

A Ação Social Pela Música é um projeto um projeto que alia o ensino da música à educação formal. Em João Pessoa, atualmente ele atua nos bairros Alto de Mateus e Mangabeira. Até o final do ano, o projeto deverá ser ampliado e passará a ter uma unidade na Casa da Pólvora (Centro Histórico) e outra no Bairro Gervásio Maia.

O projeto é coordenado pelos maestros Hector Rossi e Samuel Espinoza. Em cada unidade, o projeto atende cerca de 70 crianças, que de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, aprendem a tocar um instrumento de cordas (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo).

Após aprender a tocar os instrumentos, os alunos passam a atuar como orquestra, aprendendo a trabalhar em conjunto. O projeto atua apoiado em quatro bases: atenção, concentração, disciplina e trabalho em equipe.