Crianças e adolescentes do Peti receberão certificados de Bombeiros Mirins

Por - em 118

Trinta crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), receberão o certificado de Bombeiro Mirim 2012. A solenidade será nesta terça-feira (12), às 9h30, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Bairro São José. A atividade faz parte da programação alusiva ao 12 de Junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O projeto Bombeiro Mirim é uma ação socioeducativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a PMJP e também desenvolvido através dos Cras da Ilha do Bispo, Mandacaru e São José, abrangendo a área dos Ipês. É um projeto que tem como principal meta o distanciamento das crianças e adolescentes, que moram em áreas de vulnerabilidade social, do mundo da marginalidade.

“Foi um momento muito interessante, inclusive no bairro São José eles tiveram participação no movimento do Pacto pela Paz, sempre acompanhados pelo pessoal do Corpo de Bombeiros”, disse a Tenente Nadja Ramalho Ferreira, coordendora do projeto. O bombeiro mirim recebe o fardamento, o material didático e durante os treinamentos fazem visitas, em equipes, a pontos históricos da cidade.

Prevenção e cidadania – Durante cerca de três meses, aproximadamente 120 crianças, na faixa etária entre 9 e 11 anos de idade, participaram de treinamentos com o acompanhamento da equipe do Corpo de Bombeiros. Nas atividades, o grupo recebeu orientações de prevenção de acidentes com aulas de primeiros socorros, técnicas de combate e prevenção de incêndios e acidentes domésticos, atendimento hospitalar e outras situações, além de orientações sobre relações humanas, instruções de cidadania, ética e lazer.

Esse ano, o projeto social teve início no final do mês de fevereiro e encerrou as atividades no final da semana passada. As solenidades de entrega de certificados irão ocorrer até a próxima sexta-feira (15), sob a coordenação da Tenente Nadja Ramalho Ferreira, coordenadora do projeto, com o apoio da coordenadora dos Cras, Mércia Medeiros e do Peti, Catarina Arruda.

Serviço: Informações sobre o projeto através dos telefones 8872-8992 (Tenente Nadja) ou  88874 -8482 (Mércia Medeiros/ Peti PMJP)

Programação da entrega de certificados:

Terça-feira (12): 9h30 – Cras do bairro São José

Quinta-feira (14): 9h30 – Cras Mandacaru

Sexta-feira (15): 9h30 – Em frente ao Núcleo do Policiamento Integrado na Ilha do Bispo