Criatividade de idosos marca a 3ª Mostra de Talentos na Saúde

Por - em 19

Os idosos integrantes dos grupos da melhor idade de João Pessoa mostraram muita alegria, entusiasmo e criatividade na II Mostra de Talentos da 3ª Idade na Saúde, realizada na manhã desta quarta-feira (22), no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A mostra, que contou com apresentações musicais, teatro e poesia marcou o encerramento das atividades relacionadas ao ‘Mês do Idoso’, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que promoveu ao longo do mês atividades nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Cerca de 300 idosos de João Pessoa acordaram cedo e se produziram para um grande dia da mostra de talentos. O evento foi aberto às 8h30 com um café da manhã ao som da ‘Banda Cristo Rei’. Paralelamente, ocorreu a Mostra de Artesanato, com trabalhos elaborados por 38 artesãos integrantes dos grupos de idosos.

A artesã Rita de Oliveira Carneiro, 66 anos, do grupo da melhor idade da unidade de saúde de Mandacaru, trouxe bonecas de panos e porcelana para exposição. Ela contou que as peças são confeccionadas uma vez por semana na própria unidade de saúde, onde as pessoas conversam e desenvolvem trabalhos em crochê, fuxico, biscuit. “Esse trabalho é muito importante para as nossas vidas, pois acaba sendo uma terapia”, disse dona Rita.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, que falou na abertura do evento sobre a política de atenção ao idoso da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a importância do evento para a gestão, para os profissionais de saúde e para a melhoria da auto-estima dos idosos.

Também falou o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Alexandre Urquiza, representando o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que destacou o perfil e a identidade da cidade de João Pessoa com os idosos, seguido da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilene Barbosa.

Logo após, Dona Natércia Vieira, mãe de Ricardo Coutinho, recebeu uma homenagem dos grupos de idosos, sendo presenteada com peças confeccionadas pelas próprias artesãs. Bastante emocionada ela agradeceu a homenagem e a atenção que o seu filho Ricardo Coutinho tem dado aos idosos.

Após um aquecimento interativo coordenado pela educadora física Isabelle, a Mostra de Talentos da 3º idade foi aberta com a apresentação do coral ‘Viva a Vida’, formado por idosos do bairro de Cruz das Armas. Em seguida, os atores da peça ‘Patroa por um dia’, do Bairro dos Novais, arrancou sorrisos da platéia. A programação continuou até o final da manhã.

Adesão – A secretária de Saúde do município, Roseana Meira, destacou a adesão e a resposta positiva dos idosos a política de promover saúde com atividades culturais e físicas e a formação dos grupos. Ela afirmou que a política de saúde dos idosos está sendo construída dentro da perspectiva de que até 2025 haverá aumento da população idosa no Brasil. “Essa mostra significa mais interação entre as equipes de saúde e os idosos e o início do caminho para um envelhecimento mais saudável”, explicou Roseana, lembrando que João Pessoa é a 3º cidade do País em número de idosos.

A II Mostra de Talentos da 3ª idade na Saúde foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), mais Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). No censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001 a população pessoense com idade acima de 60 anos era de 48.672 habitantes, o que colocava a cidade como a 3ª Capital do País com maior população idosa.