Cristo e Jardim Planalto ganham escola ampliada e um novo Crei

Por - em 45

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), inaugurou oficialmente na manhã desta quinta-feira (29) a reforma e ampliação da Escola Municipal Américo Falcão, localizada na Avenida Dom Bosco, 557, no bairro do Cristo Redentor. Cerca de 350 crianças iniciarão ano letivo com uma quadra poliesportiva coberta, sala de leitura, vídeo e laboratório de informática, mais reforma e ampliação em toda a estrutura. Essa ação foi realizada através do Programa Municipal João Pessoa Faz Escola.

Na ocasião, Ricardo Coutinho disse que mais do que investimentos na estrutura para a ampliação de vagas na rede pública, a Prefeitura está investindo na qualificação da educação. “Educação pública de qualidade se faz com construção e integração de todos e investimento. Nossa missão é educar mais do que ensinar e para isso a nossa gestão está investindo neste primeiro semestre cerca de R$ 22 milhões em reforma, ampliação e recuperação de escolas”, enfatizou.

A Escola teve duas salas ampliadas para acomodar o almoxarifado e um depósito. A cozinha foi totalmente restaurada, bem como a fachada, calçadas, telhados, pintura, redes elétrica e hidráulica, além de adaptações de acesso para deficientes físicos. No ginásio do estabelecimento foram levantadas às quatro laterais e feita a coberta, além da recuperação do banheiro, as paredes e parte do piso.

“Nossos objetivos são melhorar a qualidade de ensino e garantir os índices de desenvolvimento da educação básica. Essa gestão vem investindo desde o início em educação de forma clara, transparente e articulada”, relatou a secretária da Educação (Sedec), Ariane Sá.

A dona de casa Maria Rita, que tem 2 filhos matriculados no estabelecimento, disse que a escola Américo Falcão agora é outra. “Agora sim estamos numa escola de primeira linha. Nossos filhos serão muito beneficiados este ano, pois essa reforma só vem a acrescentar melhoria na educação”, disse. Presentes à cerimônia de inauguração, além do prefeito e da secretária da Educação, o vice- prefeito Luciano Agra, secretários municipais, vereadores, alunos e sociedade em geral.

Crei no Jardim Planalto – Até o final do mês de março, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) criará mais 520 vagas na educação infantil do município. Na manhã desta quinta-feira (29), 40 delas foram disponibilizadas à população com a entrega dos serviços de reforma e ampliação do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Francisco Porto, no bairro do Jardim Planalto.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) esteve presente a cerimônia de inauguração da nova estrutura e disse que a Prefeitura irá entregar, até o final de março, outros quatro Creis, situados nos bairros do Alto do Céu, Funcionários II, Timbó e São José. Cada um deles irá oferecer 120 vagas. Isso significa que o município passa a possibilitar que mais 480 novos alunos tenham acesso a esse tipo de ensino na cidade.

Ricardo Coutinho lembrou que o município caminha para alcançar a marca de 1,2 mil novas vagas na educação infantil com a construção de 10 Creis. Na primeira gestão foram inaugurados seis centros, que passaram a disponibilizar mais 720 vagas. “Nós estamos investindo na educação infantil, pois já foi comprovado que a criança quando não tem acesso ao ensino já nos primeiros anos de vida, terá mais dificuldade de aprendizagem quando chegar ao ensino fundamental”, comentou.

A secretária de Educação, Ariane Sá, também citou os benefícios para o processo de ensino-aprendizagem com a inserção da criança nas Creis. “Pesquisas comprovam que as crianças que têm acesso a educação infantil têm 18% mais chances de alcançarem melhores resultados na vida profissional. A Prefeitura de João Pessoa está cuidando das nossas crianças como adultos do futuro”, ressaltou.

Orgulho – Os dois filhos da dona de casa, Josivânia Agostinho da Silva, de três e quatro anos, estudam no Crei Francisco Porto. Agora, com a estrutura completamente reformada e com a ampliação das instalações e os novos equipamentos, ela disse que tem mais motivação e orgulho em levar as crianças para o lugar, pois sabe que os filhos serão bem cuidados e terão acesso às primeiras letras.

Já Maria Luciana Alves Ferreira acha que o novo Crei também será um estímulo às crianças que terão mais vontade de estudar e de aprender coisas novas. “Ficou muito bom, muito bom mesmo. Parece mais uma escola particular. Não vejo a hora que a minha outra filha – que tem apenas um ano de idade – possa estudar aqui”, comentou.

Estrutura – O Crei Francisco Porto recebeu serviços de pintura, retelhamento, revisão nas redes hidráulica e elétrica, até a reforma de banheiros e cozinhas, a construção de novas salas de aula, refeitório e recreios cobertos. Segundo o secretário e infraestrutura, João Azevedo, o Governo Municipal vem ampliando e recuperando toda a rede de Creis. Além do Francisco Porto, estão sendo reformados e ampliados o Margot Trindade, no Alto do Mateus, e o Calula Leite, no Bairro Esplanada. A previsão é que as obras estejam concluídas até o mês de março, previu.