Cuidadores de alunos especiais da Sedec recebem capacitação

Por - em 252

Cerca de 60 cuidadores de alunos especiais da rede municipal de ensino participaram, na tarde desta segunda-feira (16), de um curso de capacitação sobre primeiros socorros promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Segundo a coordenadora geral de Educação Especial da Sedec, Sandra Verônica, é muito importante que os educadores passem por esse processo. “As crianças podem nos surpreender, por isso precisamos estar preparados. Prestar os primeiros socorros é diferente de medicar”, destacou.

O curso de capacitação foi ministrado pela médica pediatra Suely Coelho Tavares para cuidadores que trabalham com crianças com alguma deficiência ou paralisia cerebral. “Os profissionais da educação estavam muito concentrados e empenhados em aprender. Tiraram dúvidas bastante pertinentes”, disse a médica.

Orientações – A médica orientou os participantes sobre o que fazer e o que não fazer em diversos casos, como engasgos, queimaduras, intoxicação, fratura e torção, queda, corte, afogamento, transporte de vítima, convulsão, sangramento nasal e reação alérgica.

A cuidadora Angélica Silveira, que trabalha com quatro alunos especiais, sendo dois na Escola Municipal José Américo e outros dois na Escola Carlos Neves, explicou a maior dificuldade é a sociedade entender a importância de o aluno estar inserido em uma escola, por não conseguir ler, escrever ou falar. “Elas se sentem estimuladas ao conviver com crianças da mesma faixa etária e, com o tempo, conseguem aprender e passam a interagir”, disse.

Rede de ensino – Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) atende a cerca de 720 estudantes com necessidades especiais, seja com deficiência física, autismo, síndrome de Down ou superdotação. Eles estão divididos nas 95 escolas e 43 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) do município.

Outras informações sobre o serviço prestado pelo governo municipal podem ser obtidas com a Coordenadoria de Educação Especial da Sedec, pelo telefone 3218-9285.