Cultura, caminhada e panfletos marcam ação contra a dengue

Por - em 35

A Comunidade Alto do Céu, em Mandacaru, e as principais ruas do bairro serão palco de um ato contra a dengue nesta quinta-feira (24), a partir das 14h. A programação inclui atrações culturais, caminhada, panfletagem e distribuição de hipoclorito de sódio e sais de reidratação junto aos moradores. A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da diretoria do Distrito Sanitário IV. A ação conta ainda com apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

A partir das 14h, a concentração será na Praça da Cultura, com atrações culturais. Por volta das 16h, está previsto o início da caminhada pelas principais ruas da localidade. Na ocasião, será realizada panfletagem, além de distribuição de material preventivo como hipoclorito de sódio e sais de reidratação, em um trabalho de orientação junto aos moradores.

Estratégia – Como ressalta a gerente de Vigilância Ambiental e de Zoonoses, Djanira Lucena, as ações concentradas em um determinado ponto da cidade são importantes como estratégias de combate.

“Cada equipe conhece melhor a comunidade do seu distrito. É importante levar a informação para as pessoas. Também entramos nos ambientes de forma coletiva, conversando com o morador e fazemos vistorias para saber se existem focos”, explicou. “O controle da dengue só feito pela Prefeitura não é suficiente, porque a eficiência depende da mudança de prática da população. Daí a necessidade de todo esse envolvimento”, acrescentou.

Alerta – O diretor do Distrito Sanitário IV, Ronald Cavalcanti, ressaltou que o ato desta quinta-feira contra a dengue faz parte das atividades contínuas da SMS para combater ao vetor transmissor da doença.

“A ação traz um alerta para que de fato a dengue seja combatida todos os dias. Faremos uma caminhada em cerca de dez ruas, orientando a população. Teremos também o apoio da Emlur, que vai remover entulhos e lixos geradores de focos de reprodução do mosquito. Isso será feito em pontos críticos, identificados pelos agentes comunitários de saúde”, destacou.

O Distrito Sanitário IV é responsável, entre outras coisas, pelo combate da dengue em 11 localidades, que são as seguintes: Bairro dos Estados, Ipês, Róger, Treze de Maio, Padre Zé, Trincheiras, Varadouro, Centro, Ilha do Bispo, Mandacaru e Tambiá. A área tem aproximadamente 92 mil habitantes. Em casos de terrenos baldios ou de moradores resistentes às ações preventivas de combate a focos transmissores nas residências dessa região, a denúncia pode ser feita pelo telefone 3214-7098.