Cultura, economia e belezas de João Pessoa num só catálogo

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A cultura, a economia, as belezas naturais e o perfil social da Capital paraibana para o Brasil e o mundo verem. Essa é a proposta do catálogo ‘João Pessoa aos Olhos do Mundo’, elaborado pela Prefeitura do município e lançado na noite desta quinta-feira (29), pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB). O evento aconteceu no Centro Cultural São Francisco, símbolo da arquitetura histórica da cidade que desde dezembro de 2007 foi reconhecida com o mais novo Patrimônio Histórico Nacional.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) explicou que além de expor as belezas naturais e o rico patrimônio histórico da Capital paraibana, o material se propõe a relatar a situação atual do município, com dados que demonstram as suas conquistas econômicas e sociais e também as suas possibilidades de crescimento.

Ele citou, por exemplo, o crescimento de 14,2% do Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de tudo que é produzido no município – em 2005, um percentual superior ao registrado nos últimos quatro anos. O prefeito disse também que em pouco mais de três anos, 5,2 mil novos empreendimentos foram criados no município. “Demonstramos que João Pessoa quer dialogar com o mundo”, completou.

Dados – O catálogo traz ainda informações sobre a redução da mortalidade materna, a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e outros dados que refletem o crescimento econômico e social da terceira cidade mais antiga do país.

A partir desta sexta-feira (30), todo o conteúdo do catálogo será disponibilizado na Internet, através do portal do Governo Municipal (www.joaopessoa.pb.gov.br). Uma distribuição estratégica remeterá exemplares da obra a órgãos, agências de turismo, empresas e instituições dos diversos centros econômicos do País.

Participação – A solenidade de lançamento da publicação reuniu representantes do trade turístico, empresários, jornalistas, publicitários e membros de entidades ligadas à preservação histórica e ambiental do Estado.

Para a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba, Eliane de Castro, o material foi confeccionado em um momento muito oportuno, pois revela ao País e ao mundo os motivos que levaram a entidade a realizar o tombamento do Centro Histórico de João Pessoa.

O presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Seção Paraíba, Saulo Barreto, elogiou a iniciativa e disse que a publicação fortalece o interesse de visitantes a cidade. “Antes de escolher o destino, o turista procura logo saber a localização do lugar e se existe algum catálogo expondo o que ele poderá encontrar no local”, ressaltou.

Catálogo – O material possui 86 páginas em papel couchê e traz um perfil de João Pessoa nos idiomas português, inglês e espanhol. O texto rico em dados e índices que fazem um raio X da Capital paraibana vem emoldurado por fotos que revelam aos olhos do pessoense e, sobretudo, aos dos investidores e turistas, as potencialidades naturais da cidade e o desenvolvimento sócio-econômico crescente que não abre mão da qualidade de vida. O catálogo impresso vem acompanhado de uma versão digital. A publicação foi elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).