Cultura popular é destaque no lançamento do São João da Capital

Por - em 23

“A festa é na praça e é para o povo”, anunciou o prefeito Luciano Agra, na manhã desta quinta-feira (9), no lançamento oficial do “São João de João Pessoa – O melhor da gente 2011”, no restaurante Coelho’s. De 23 a 29 deste mês, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove o evento no Ponto de Cem Réis e na Praça Rio Branco e investe aproximadamente R$ 1 milhão na festividade da cultura popular.

Este ano, o São João homenageia os 60 anos de carreira do paraibano Genival Lacerda e a festa terá mais de 50 atrações, como Gilberto Gil, Joquinha Gonzaga, Biliu de Campina e Alceu Valença, além do XV Concurso de Quadrilhas Juninas, que será realizado de 22 a 26 de junho, na Praça Dom Adauto.

O prefeito Luciano Agra reafirmou o compromisso da PMJP em executar ações de resgate da cultura popular. “Nossa programação contém atrações para agradar a públicos diversos, mas sendo voltada para a genuína cultura nordestina, para cultivar nossa identidade”, explicou o prefeito.

De acordo com ele, a PMJP está investindo R$ 1 milhão no evento, com recursos próprios, no cachê dos artistas, na montagem do palco e sonorização, e na decoração da festa. “O objetivo é inserir João Pessoa no principal circuito de festas juninas do Nordeste. Aqui vai ter São João e o pessoense não precisa viajar para aproveitar os festejos do período”, frisou Luciano Agra.

A festa deste ano será maior que a do ano passado e uma das novidades é o Festival de Emboladores. De acordo com o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Milton Dornelas, a programação terá início às 17h, dando espaço para um maior número de atrações, que são mais de 50.

“A programação foi formulada para oferecer as melhores atrações ao pessoense e nossa expectativa é a de receber um público de aproximadamente 50 mil pessoas por dia”, diz Milton Dornelas. O Festival de Emboladores acontece na quinta-feira, 23, a partir do meio-dia, na Praça Rio Branco, com cinco atrações.

Lançamento – Durante o lançamento do “São João de João Pessoa – O melhor da gente”, na manhã desta quinta-feira, a secretária de Comunicação, Marly Lúcio, apresentou a campanha publicitária do evento, desenvolvida pela empresa Nova Ideia Comunicação. “Todo o trabalho visual foi feito para enfatizar o resgate da cultura popular. As peças serão veiculadas na TV, no rádio, em jornais, nas revistas e em outdoors na cidade, além da entrega de folders e de divulgação na internet”, disse a secretária.

De acordo com Marly Lúcio, uma van caracterizada para o São João da Capital vai percorrer alguns pontos de João Pessoa para divulgar o evento. “O veículo vai circular por locais onde há maior fluxo de pessoas e em pontos turísticos para incentivar a participação popular nos festejos”.

Cultura – O São João terá dois palcos montados no Ponto de Cem Réis, sendo um para os shows e outro exclusivo para apresentações da cultura popular. A programação no Ponto de Cem Réis começa às 17h, e às 20h, acontecerá o Encontro dos Mestres Aboiadores, e os shows de Zé Calixto, Joquinha Gonzaga e Swing Nordestino.

O cantor Gilberto Gil participa do evento no dia 28, enquanto Alceu Valença vai cantar seus sucessos no dia 26. Já o homenageado do ano, o campinense Genival Lacerda, se apresenta na última noite do evento, no dia 29. Em 60 anos de carreira e 80 de vida, Genival Lacerda já gravou 70 discos e possui sucessos como “Severina Xique Xique” e “De quem é esse jegue”.

Sobre o apoio da PMJP à cultura popular, Milton Dornelas destacou a escolha de 12 grupos de forró locais, com composições do autêntico forró nordestino, por meio de edital público realizado pela Funjope. Trios de forró pé de serra, bandas e grupos musicais vão animar os sete dias de festejos juninos.

A PMJP também apoia o XV Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana, que começa antes da abertura oficial do São João, no dia 22, e se estende até o dia 26. O concurso vai acontecer na Praça Dom Adauto, no Centro da Capital. O São João de João Pessoa terá a segurança da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, de segurança privada e do Corpo de Bombeiros.

 

 

Confira a programação completa:

Quinta-feira (23/06)

Local: Praça Rio Branco – Festival de Emboladores – 12h

Atrações: Lindalva e Lavandeira

Zezinho da Borborema e Curió de Bela Rosa

Zezinho e Carlos Batista

Frank e Nazar

Geraldo Mousinho e Ginaldo Mousinho

Local: palco dos shows – 17h às 19h

Atrações: Regionais do Forró (trio)

Flor de Caruá (trio)

Basto do Adordeom (trio)

Local: palco da cultura popular – 19h

Atrações: Coco Novo Quilombo de Gurugi (coco)

Antônio Batista e Severino Paulo (violeiros)

Local: palco dos shows – 20h

Atrações: Coral dos Mestres Aboiadores

Zé Calixto

Joquinha Gonzaga

Swing Nordestino

Sexta-feira (24/06)

Local: palco dos shows – 17h

Atrações: Azulão do Forró (trio)

Os Três do Norte(trio)

Chico Ribeiro & Os Cabras de Mateus (trio)

Local: palco da cultura popular – 19h

Atrações: Antônio Costa e Daudete Bandeira (violeiros)

Irmãos Aniceto (pífano) – Ceará

Local: palco dos shows – 20h

Atrações: Dejinha de Monteiro

Ripa na Chulipa

Sábado (25)

Local: palco dos shows – 17h

Atrações: Raízes do Forró (trio)

Feira de Mangaio (trio)

Baião de Dois (trio)

Local: palco da cultura popular – 19h

Atrações: Cirandeiros do Vale do Gramame (ciranda)

Coco da Baía da Traição (coco)

Local: palco dos shows – 20h

Atrações: Maciel Melo

Biliu de Campina

Domingo (26)

Local: palco dos shows – 17h

Atrações: Forró Fiando (trio)

Forró da Mala (trio)

Alexandre Pé-de-Serra (trio)

Local: palco da cultura popular – 19h

Atrações: Seu Cícero (abioador)

Odete de Pilar (Ciranda)

Local: palco dos shows – 20h

Atrações: Alceu Valença

Pinto do Acordeom

Segunda-feira (27)

Local: palco dos shows – 17 às 19h

Atrações: Eugênio do Acordeom (trio)

Forró Encabulado (trio)

Marluce Forrozeira (trio)

Local: palco da cultura popular – 19h

Atrações: Banda de Zé Pretinho (pífano)

Ciranda do Sol (ciranda)

Local: palco dos shows – 20h

Atrações: Trio Nordestino

Os Três do Xamego

Terça-feira (28)

Local: palco dos shows – 17 às 19h

Atrações: Tamborete de Forró (trio)

Aconchego do Forró (trio)

Forrozeiro do Nordeste (trio)

Local: palco da cultura popular – 19h

Atrações: Penha Cirandeira (ciranda)

Ciranda dos Tupinambás (ciranda)

Local: palco dos shows – 20h

Atrações: Gilberto Gil

Forró Caçuá

Quarta-feira (29)

Local: palco dos shows – 17 às 19h

Atrações: Roberto dos oito Baixos (trio)

Luiz Dias (trio)

Os Meninos do Forró (trio)

Local: palco da cultura popular – 19h

Atrações: Reisado de Zabelê (reisado)

Lapinha de São Sebastião

Local: palco dos shows – 20h

Atrações: Genival Lacerda e João Lacerda

Flávio José

Clã Brasil