Mulheres da cultura recebem homenagem na Festa das Neves

Por - em 84

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa homenageia todas as mulheres da cultura popular que se apresentarão na Festa das Neves 2011. A homenagem acontece durante a programação do Encontro Nacional de Cultura Popular Tradicional ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’, promovido pela Fundação Cultural (Funjope), com a participação de artistas de diferentes regiões do país.

A essas mulheres, a PMJP vai entregar, a cada noite de apresentação, um troféu confeccionado em estilo cultural, como forma de reconhecer o trabalho realizado por cada uma delas. “Nossa proposta é dar visibilidade a produção cultural das mulheres que estão inseridas nos grupos populares de cultura, valorizando sua participação ativa na construção das nossas tradições”, disse Nézia Gomes.

A iniciativa faz parte do ‘Projeto de Igualdade de Gênero nas Expressões Culturais’ da Secretaria das Mulheres, que pautou a temática durante o São João e agora também durante a Festa das Neves. “No São João deste ano, homenageamos as mulheres com a produção e exibição de um documentário que retratou o trabalho de três delas. Queremos reforçar o compromisso dessa gestão com a cultura popular e a contribuição das mulheres na construção da história de nossa cidade”, destacou a secretária.

O encontro ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’ reunirá mais de 30 grupos populares que se apresenta no pavilhão específico para o evento, a partir das 19h. Além da Paraíba, participam grupos de mais cinco estados, como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Amazonas e Rio de Janeiro, totalizando mais de 600 brincantes.