Mulheres da cultura popular são premiadas no São João de JP

Por - em 40

O trabalho de muitas mulheres está recebendo destaque durante os festejos juninos 2009 em João Pessoa. A Coordenadoria de Políticas Públicas das Mulheres está homenageando todas as mestras de coco de roda, ciranda e integrantes de grupos populares com o prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero no Melhor São João da Gente”.

De acordo com Douraci Vieira, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, a ação faz parte do reconhecimento da contribuição cultural das mulheres para a Paraíba. “Esta é uma forma de homenagear as mestras e as participantes dos grupos que se apresentam na tenda da cultura popular”. Ela enfatizou que é necessário que o grupo cante ou fale da mulher sem discriminação e sem passar mensagens negativas. “Esta ação reafirma a política da gestão que valoriza e estimula a produção cultural que não reproduz conteúdos discriminatórios em relação à mulher”, comenta.

Foram inscritas 305 mulheres, entre elas, 30 mestras. Destas, 263 mulheres estão sendo premiadas todas as noites de apresentação no Centro Histórico de João Pessoa. As premiadas protagonizam e qualificam a cultura popular, reafirmando os valores da terra e o respeito entre homens e mulheres.

Além do prêmio, as mulheres também estão sendo representadas através da Feira de Mulheres Produtoras em Movimento, que pode ser conferida no Casarão 34, no Centro Histórico da capital. Cerca de 100 artesãs de João Pessoa estão expondo trabalhos artesanais. O grupo foi formado recentemente por artesãs que trabalham só ou em grupo e que comercializam coletivamente estas peças. As artesãs devem receber formação de economia solidária.

Douraci Vieira afirma que mostrar o artesanato dessas mulheres é o mesmo que mostrar um pouco da vida delas. “Este é um retrato delas, das tradições, da história. Além de contribuir para a renda familiar, este trabalho também pretende trabalhar a inclusão social. Temos exemplos de mulheres na terceira idade que participam e ficam felizes por compartilhar vivências. É um trabalho excelente”, comemora.

Quem quiser comprar peças em artesanato na Feira de Mulheres Produtoras em Movimento pode ir ao Casarão 34 até o próximo domingo, 28, último dia dos festejos promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).