Curso da PMJP coloca novos pedreiros no mercado de trabalho

Por - em 164

Maria Verônica Dantas, de 44 anos, moradora do Colinas do Sul, integra o grupo de 51 concluintes do Curso de Formação em Pedreiro, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Senai. A solenidade de formatura acontece na próxima quinta-feira (29), a partir das 19h, na sede do Centro de Referência Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman), Funcionários II, mesmo local onde foram ministradas as aulas. O Centro fica na Rua Adrisio Mota de Sousa, s/n, próximo a Escola Estadual Débora Duarte.

O Crispman faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), executadas pela Diretoria de Renda e Economia Solidária (Direcosol), que busca o fortalecimento do processo de inclusão produtiva e social, o protagonismo do jovem e sua autonomia. O curso teve início em janeiro passado, nos três horários, com turmas mistas, sendo 31 homens e vinte mulheres. A capacitação teve uma carga horária de 160h.

A diretora do Centro, Maria do Socorro Miranda, considerou de grande alcance social a realização dos cursos. Para ela, a capacitação favorece a inclusão no mercado de trabalho. “Com certeza há a possibilidade de entrada no mercado de trabalho tão logo concluam os cursos, pois os alunos saem daqui totalmente capacitados”, garantiu.

Oportunidade – Verônia está muito feliz por ter concluído o curso e afirma, que a partir de agora está completamente apta ao mercado de trabalho. “Somos capazes de enfrentar o mercado de trabalho com competência. Os instrutores são muito bons”, disse a concluinte. Para ela, atualmente a mulher tem buscado novos horizontes e não tem medo de enfrentar desafios. “O que importa é a força de vontade. Na nossa turma, muitos homens pensaram em desistir, e isso só não ocorreu por incentivo de nós mulheres, que mostraram a sua força e a necessidade de continuar”,destacou.

Ubiratan Alves Pereira, morador do bairro Funcionários II, é outro concluinte. “O curso é muito bom. Realmente estou apto ao mercado de trabalho e aconselho que outras pessoas façam”, disse.

Inclusão – Em funcionamento desde o mês de abril do ano passado, o Centro de Referência Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré busca o fortalecimento do processo de inclusão produtiva e social, o protagonismo do jovem e sua autonomia. Os alunos/as e seus familiares recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga.

A proposta inicial é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes jovens no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistemas de economia solidária, com um foco na educação cidadã.

O Centro tem uma estrutura montada para receber alunos em diversas áreas, sobretudo na construção civil, com o propósito de transformar a comunidade Maria de Nazaré num espaço de prática profissional no processo de formação e qualificação de jovens que já trabalham e dos que são aprendizes. Informações sobre o funcionamento do Crispman através do telefone (83) 3234-9751 ou pelo e-mail crispman@joaopessoa.pb.gov.br

Serviço –

Solenidade de Formatura

Data: 29 de Março de 2012 (Quinta-Feira)

Horário: 19h

Local: Rua Adrisio Mota de Sousa, s/n, Funcionários II

(Próximo a Escola Débora Duarte)