Curso de Arquivologia termina com aula prática no CAM

Por - em 46

Os 27 servidores municipais que participaram do curso de Arquivologia receberam certificados na manhã desta segunda-feira (30), logo após aula prática no Arquivo Municipal. O curso, oferecido pela Secretaria de Administração (Sead), foi ministrado pela Instrutora da Universidade Federal de Campina Grande, Fabiana Franca, durante a semana passada, no Centro de Treinamento Miguel Arraes (CTMA). Segundo Fabiana Franca, o objetivo é capacitar os funcionários na área de organização de arquivos.

A chefe do Arquivo Central, Aurora Maia Dantas, recebeu os alunos do curso de Arquivologia, mostrou todo o espaço contendo arquivos e passou algumas orientações a respeito da operacionalização dos serviços, do princípio da proveniência, métodos de arquivamento e informatização das pastas funcionais. “Agora o servidor poderá usar o que aprendeu para melhor organizar documentos em seu ambiente de trabalho, facilitando, assim, o acesso às informações”, destacou.

Para Ângela Costa, servidora e aluna, o curso foi importante para que os servidores pudessem aprender a diferença entre arrumar e organizar. “Há uma dificuldade que os servidores enfrentam nas secretarias com o processo de controle de informação, muitas vezes devido à falta de conhecimento com o trato desses documentos. Durante o curso aprendemos como organizar os documentos contendo informações importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho, o que irá facilitar também para quem vier atuar no setor, pois esse terá acesso com mais rapidez às informações, facilitando assim seu trabalho”, esclareceu.

Alunos de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba também participaram da aula prática. O curso concluído faz parte da qualificação dos servidores municipais oferecida pela Secretaria de Administração (Sead).