Curso de formação de novos guardas municipais será encerrado na quinta

Por - em 20

Será encerrado nesta quinta-feira (15) o curso de formação para um grupo de 30 novos guardas municipais da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A solenidade de certificação será realizada às 9h, no auditório do Centro Administrativo, em Água Fria, e contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). O foco de atuação do grupo, segundo informou o superintendente da Guarda Municipal, coronel Maquir Cordeiro, será trabalhar no projeto de Guarda Comunitário, cujos agentes vão atuar diretamente junto às comunidades em alguns pontos da cidade.

O projeto de Guarda Comunitário é uma tentativa de se antecipar aos problemas da violência, onde os agentes vão trabalhar junto à comunidade no sentido de levantar os problemas de segurança e fazer os encaminhamentos para instituições competentes. Violência contra os idosos, crianças e mulheres, horários de funcionamento de transporte coletivo e locais de atividades noturnas terão total atenção dentro do projeto.

De acordo com o coronel João Batista de Lima, responsável pelo planejamento do curso dos novos 30 guardas municipais, o grupo está sendo preparado para fazer o serviço de guarda comunitário que ocorrerá em caráter experimental na área-piloto formada pelo Residencial Gervásio Maia, Colinas do Sul, Vale do Gramame e regiões vizinhas. “O treinamento é muito humanizado e voltado para as questões da comunidade”, enfatizou o coronel Batista.

O curso
– Segundo ele, foram 150 horas de aula, onde os 30 guardas receberam instruções sobre formação de direitos humanos, cultura da paz, questões de gênero, noções de direito aplicado, direitos fundamentais, policiamento comunitário, doutrina de guarda municipal, técnicas de policiamento, defesa pessoal, movimentos comunitários, ética profissional, direitos dos idosos e das crianças, direitos da comunidade, prevenção ao uso de drogas, proteção ambiental, informações turísticas, atendimento pré-hospitalar e atividades das secretarias envolvidas com políticas sociais.

Atuação – “O curso foi ministrado por promotores, professores universitários, delegados de polícia e por técnicos qualificados do município, como Saúde, Ouvidoria e outros. Várias secretarias da Prefeitura participaram do treinamento”, revelou o coronel Batista. A previsão é de que os novos guardas comecem a trabalhar dentro de alguns dias, tão logo seja concluída a base onde o pessoal ficará alojado, no Residencial Gervásio Maia. O trabalho será efetuado durante as 24 horas do dia, onde os guardas irão trabalhar em regime de revezamento. Serão utilizadas motos e viatura policial.