Curso de informática beneficia pessoas da melhor idade em JP

Por - em 26

“Já fiz vários cursos de informática em escolas particulares e agora é que estou aprendendo de verdade”. O depoimento é da professora aposentada Aretuza de Gusmão Malheiros, de 54 anos, que participa das aulas oferecidas pelo Núcleo Popular de Informática, do Centro de Formação dos Profissionais em Educação (Cecapro), da Prefeitura de João Pessoa.

“Eu adoro este curso de informática. Quando entrei aqui era uma ‘infoanalfa’, mas agora aprendi muito, estou até ajudando outras pessoas que têm dificuldade de trabalhar com computador”, ressaltou Aretuza. Assim como ela, várias outras pessoas com idade acima dos 50 anos estão aproveitando a oportunidade através do Núcleo para Pessoas da Melhor Idade.

Uma delas é o advogado aposentado Vicente Tróccoli, de 68 anos. “Nunca tinha tido aulas de informática antes, mas já comprei até um computador para fazer trabalhos em casa”, revelou. Para Vicente, as aulas também ajudam a distrair e ajudar no tratamento do Mal de Alzheimer.

O Núcleo também consegue abrir o mercado de trabalho para pessoas das comunidades próximas, que não tinham como ter acesso a cursos de informática antes. Segundo o instrutor Guilherme Coutinho, vários ex-alunos já conseguiram emprego após participar das aulas.

O Curso de Informática é dividido em dois níveis, o Básico e o Avançado. Nas aulas, os alunos aprendem Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet. Para o instrutor Guilherme, essa é uma boa iniciativa da Prefeitura em oferecer as comunidades próximas um curso de informática gratuito, sem falar que beneficia também as pessoas da Melhor Idade.

Atualmente, o Centro oferece aulas nos três turnos, com duas turmas no horário da manhã (uma das 7h às 9h, e outra das 9h às 11h30), duas no período da tarde (das 14h às 15h30 e de 15h30 as 17h00) e mais uma no horário noturno (das 18h às 21h). Em todas as turmas são reservadas vagas para pessoas na Melhor Idade.

A diretora do Cecapro, Inês Caminha Lopes, ressaltou que o Núcleo Popular de Informática é um trabalho silencioso, mas que tem uma grande eficácia, abrindo muitas possibilidades de emprego para os moradores das comunidades próximas. “Considero uma prestação de serviço à sociedade”, destacou.

Segundo ela, cerca de 600 pessoas foram beneficiadas ano passado com as aulas de informática. O Cecapro disponibiliza ainda para a comunidade uma biblioteca com um grande acervo de livros para consulta.

As inscrições para os cursos de informática do Núcleo estão abertas e podem ser feitas no Cecapro, situado na Av. José Américo de Almeida, n°. 2727, no bairro de Tambauzinho, na Capital.