Curso de Padeiro: beneficiários do Bolsa-Família ganham profissão

Por - em 27

Salgados, tortas, pizzas e uma variedade de pães foram alguns dos alimentos apresentados pelos alunos do Curso de Padeiro durante a cerimônia de encerramento das aulas, realizada na tarde desta quarta-feira (16) na Unidade de Produção de Alimentos na comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor. Os alunos e também beneficiários do Programa Bolsa-Família passaram a profissionais do ramo de alimentos na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

Durante um mês de meio, 22 alunos distribuídos em duas turmas aprenderam informações técnicas sobre os alimentos, as medidas e a forma adequada de manuseio durante e após o preparo. Os participantes do curso também receberam noções de relações interpessoais e atendimento ao cliente.

A assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Bernadete Sena, destacou que a capacitação profissional objetiva fazer a inclusão dos beneficiários do programa no mercado do trabalho. “O curso foi produtivo, inclusive, porque os participantes não só aprenderam uma profissão, mas estão com autonomia para entrar no mercado de trabalho”, disse.

A função de dona de casa para Mércia Maria de Assis Silva é coisa do passado, após participar do curso. “Pretendo ir à luta por uma oportunidade de emprego. É uma nova perspectiva de vida para mim”, disse. E para quem vivia de bicos, como José Cláudio da Silva Costa, ter uma profissão já é uma conquista. “É o começo de uma profissão. Nunca tive antes uma oportunidade dessas. Agora penso em seguir minha profissão: padeiro”, enfatizou.