Curso ensina técnicas menos letais à guardas municipais

Por - em 31

A Superintendência da Guarda Municipal de João Pessoa dá início nesta segunda-feira (3) à 2ª turma do curso de ‘Utilização de Técnicas e Equipamentos menos que Letais’, que tem como objetivo a qualificação e capacitação dos guardas municipais. Durante as aulas, os agentes irão receber técnicas de condução e imobilização, domínio de articulação, emprego e manuseio de bastões, entre outras técnicas, para melhor oferecer segurança à população. O curso, ministrado pelo instrutor Mailton Costa, do departamento de planejamento e divisão de instrução da Guarda, pretende formar cerca de 300 guardas.

De acordo com a Superintendência da Guarda Municipal, o curso faz parte de um trabalho de qualificação contínua, que o órgão vem realizando com seus agentes. “Nós procuramos estar sempre qualificando nosso guardas para melhor servir. A exemplo disso, posso citar alguns cursos já realizados como: Atendimento Pré-Hospitalar, Primeiros Socorros e Direitos Humanos, Conduta Ética, Técnica e Legal. Os agentes têm recebido orientações a respeito dos direitos e atribuições dos guardas, da legislação especial e código de conduta para policiais, noções sobre a Lei Maria da Penha, o Estatuto do Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente”, destacou o superintendente José Bernardino.

Com capacidade para 14 agentes por turma, o curso possui uma carga horária de 12 horas/aula, divididas em quatro dias, sendo dois dias por semana alternados, sempre no período da tarde. Todo o conteúdo é voltado para as noções básicas de segurança pública. A formação está sendo realizada na sede da Guarda Municipal, na avenida Almirante Barroso, Centro da Capital.