Curso para ouvidorias públicas é realizado em abril na Capital

Por - em 23

João Pessoa vai sediar, no mês de abril, o Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidorias Públicas. Os detalhes sobre o evento foram definidos em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (25) na Ouvidoria da Prefeitura da Capital com as representantes da Ouvidoria Geral da União e da Controladoria Geral da União (CGU), Maria Jones e Vera Dantas, respectivamente. “É a primeira vez que este curso acontece no Nordeste e devido a Ouvidoria Municipal de João Pessoa ser uma referência na Paraíba e na região Nordeste, a cidade foi escolhida para sediar este importante evento”, frisou a ouvidora geral, Tânia Brito.

A reunião foi realizada no gabinete da ouvidora do município, Tânia Brito, e contou com a participação do secretário de Transparência Pública, Jorge Camilo e das ouvidoras, geral e adjunta, da Assembléia Legislativa da Paraíba, Arleneide Aguiar e Miranda Cândida.

O Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidorias Públicas está em sua quarta versão e é destinado a ouvidores de órgãos públicos e a servidores dos sistemas de ouvidoria. “A proposta da Ouvidoria Geral da União ao promover este curso nas regiões brasileiras é congregar e orientar a atuação das demais unidades de Ouvidoria dos órgãos e entidades que contam com este mecanismo, bem como, contribuir com a disseminação das formas de participação popular na fiscalização e transparência na prestação dos serviços públicos”, explicou Maria Jones, que na ocasião estava representando a Ouvidora Geral da União, Eliana Pinto.

O curso será desenvolvido através de palestras e estudos de caso (teoria e prática), onde serão debatidos temas como assédio moral, mediação de conflitos, ética, ouvidoria e direitos humanos, ouvidoria e mídia e interação do ouvidor com o cidadão. O Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidorias Públicas é uma parceria entre as Ouvidorias da Prefeitura de João Pessoa e da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba.