Curso qualifica jovens do Alto do Céu para mercado de trabalho

Por - em 52

Mais de 20 beneficiários do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), do Alto do Céu, estão sendo qualificados para o mercado de trabalho com o curso de Operador de Caixa promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O curso, que é realizado no Centro de Referência de Cidadania (CRC) de Mandacaru, tem a duração de 160 horas/aulas que são ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, de segunda à sexta-feira, a partir das 14h.

O curso de Operador de Caixa foi um dos mais procurados pela comunidade, diante das possibilidades e oportunidades de emprego que oferece. A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, explica que a Política de Assistência Social está aliada às demais políticas que, em conjunto, contribuem efetivamente na transformação e desenvolvimento da sociedade.

“O trabalho social, desenvolvido junto à política habitacional, vem transformando as relações entre beneficiário e moradia. No projeto social, as pessoas são identificadas em suas necessidades e diversidades, para que tanto o projeto habitacional quanto as ações assistenciais sejam o resultado desse olhar. Esses cursos oferecidos fazem parte do eixo geração de trabalho e renda, desenvolvido segundo necessidades dos beneficiários. É importante que a partir do seu porto seguro, que é a casa, estas pessoas, agora com qualificação profissional, tenham a possibilidade de entrar no mercado de trabalho”, destacou Cassandra.

O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) é um conjunto de ações educativas planejadas e adequadas à realidade da população atendida pelos Programas de Habitação da Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Governo Federal. Compreendem uma ação ampla e integrada desenvolvida em quatro eixos temáticos: Organização e Mobilização Comunitária – MOC, Educação Sanitária e Ambiental – ESA, Geração de Trabalho e Renda – GTR, e Segurança Comunitária.

No Alto do Céu, o PTTS visa a erradicação de palafitas e urbanização integrada. São contempladas 672 famílias das comunidades Alto do Céu, Jardim Mangueira, Vem – Vem, São Pedro, Jardim Coqueiral e Porto de João Tota, sendo 550 melhorias, 13 reconstruções e 109 relocações (aquisição). A equipe técnica social é composta pelas assistentes sociais Alexandra Gomes, Jaiane Morais, Maria José e Suênia Costa.