Cursos para área de Turismo são ministrados via Internet

Por - em 27

Um grupo de 464 alunos de João Pessoa está inscrito nos cursos de Capacitação em Turismo promovidos pelo Ministério do Turismo (MTur). Os cursos são resultado de uma parceria entre o MTur com a Fundação Universa com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria de Turismo (Setur). Nesta quarta-feira (18) foi realizada a aula inaugural dos cursos, no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.

As aulas dos cursos são ministradas através da Internet pelo portal www.capacitacaoemturismo.org.br e terão um total de 30 horas. Após a conclusão os alunos recebem um certificado. Na solenidade de abertura dos cursos, o secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Elzário Pereira Júnior, destacou a importância da capacitação e qualificação como fator primordial para a empregabilidade.

A técnica responsável pelo monitoramento e acompanhamento do projeto no Ministério do Turismo, Gláucia Matos, falou em nome do órgão federal. A chefe da divisão de Infraestrutura e Serviços de Apoio ao Turista da Setur, Juliana Ennes, explicou como funciona a plataforma dos cursos e tirou dúvidas dos presentes. Por último a professora doutora em Ensino a Distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Edna Brennand, deu uma palestra sobre ‘O Turismo e os Desafios da Empregabilidade’.

Estações Digitais – Os 464 alunos da Capital pertencem a vários bairros e até de municípios vizinhos. O interessado em fazer um dos cursos e que não dispõe de Internet em sua residência, pode utilizar um dos 26 telecentros do Projeto Estação Digital da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec). A secretaria está realizando uma ação intersetorial com a Setur para auxiliar os alunos durante a realização dos cursos. A inscrição em qualquer um dos cursos é gratuita e pode ser feita no próprio portal, não havendo um prazo pré-determinado para encerramento.

Além da Setur e Secitec, a realização dos cursos tem o apoio da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), João Pessoa Convention Visitors e Bureau (JPCV&B), Sindicato dos Guias de Turismo (SIDGTUR), Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba (Apetep), Associação dos Microempresários da Orla Marítima de João Pessoa (Amemoar),Associação Brasileira das Locadores de Automóveis (Abla), Coooperativa de Serviços de Buggys (Cooperbuggy), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes(Abrasel) e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS).