Dados sobre o Programa do Tabagismo serão apresentados em mesa redonda

Por - em 24

É comemorado nesta quinta-feira (15) o ‘Dia Estadual de Combate ao Tabagismo’. Para lembrar a data, a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, em parceria com o Programa Saúde na Escola, realizam uma programação especial com a realização de uma mesa redonda. O encontro acontece durante esta manhã no Hotel Iguatu, na Praia do Cabo Branco, onde será discutido o tema ‘Políticas Públicas para Enfretamento do Tabagismo’, com apresentação dos dados sobre o Programa do Tabagismo.

Os dados a serem apresentados mostram números relativos aos pacientes que procuraram os Centros de Referência Antitabagismo durante o ano de 2011. Também será divulgado o número de pacientes que deixaram o vício e o de mortes relacionadas ao tabagismo em João Pessoa.

Prevenção – Durante este mês de março os instrutores do ‘Projeto João Pessoa Vida Saudável’ estarão visitando seis escolas na capital. Os instrutores e técnicos das secretarias de saúde municipal e estadual visitam as escolas realizando atividades voltadas para o combate ao tabagismo entre os jovens. Os alunos do 8º e 9º ano das escolas participam de palestras educativas e de aulão de alongamento.

Tratamento – João Pessoa possui cinco centros de referência antitabagismo, que funcionam no Cais Cristo, Cais Mangabeira, Cais Jaguaribe, UBS Mandacaru e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). O programa antitabagismo é realizado nos centros por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como médicos pneumologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e fisioterapeutas.

O atendimento é oferecido de forma gratuita, sendo realizado inicialmente, durante um mês, com continuidade do tratamento com reuniões de manutenção para dar apoio às pessoas que já deixaram de fumar ou estão em processo de abandono do uso do cigarro. Também são fornecidos medicamentos como adesivos, gomas de mascar e comprimidos, para inibir o desejo de fumar.