Dança de Salão e banda-baile Perfume de Gardênia no ‘6QSabem’

Por - em 20

O projeto ‘6QSabem’ desta sexta-feira (26), realizado no Ponto de Cem Réis, vai receber os dançarinos Jaime Arôxa e sua parceira Bianca Gozáles, que são um dos mais importantes nomes da dança de salão no Brasil. Entre as atrações haverá ainda o espetáculo Coreológicas Recife, da Acupe Grupo de Dança (PE), além de professores e dançarinos da Capital.

A programação, que começa às 18h, é interativa. Por isso será instalado um tablado especial para o público poder acompanhar os passos dos bailarinos. Para encerrar a noite, a diversão fica por conta da banda-baile ‘Perfume de Gardênia’, do Rio Grande do Norte. A realização do evento é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A primeira atração a se apresentar no ‘6QSabem’ será a Acupe Grupo de Dança, dirigido por Paulo Henrique Ferreira, com o espetáculo Coreológicas Recife. A concepção é da paulista Isabel Marques. Na ocasião, o público de todas as faixas etárias é motivado a participar do que parece mais uma interface educativa.

A proposta do Coreológicas Recife é o conhecimento dos elementos estruturais da linguagem da dança sugeridos pelo austríaco Rudolf Laban, considerado mundialmente o pai da dança-teatro. O espetáculo quebra tabus, medos e o habitual distanciamento entre o público e a dança contemporânea. A equipe do Acupe Grupo de Dança foi criada em 2007. Às 20h, sobem ao palco professores e dançarinos de várias escolas de dança de salão de João Pessoa.

Expoente da dança de salão no Brasil – A terceira atração a subir ao palco do Ponto de Cem Réis é Jaime e sua parceira Bianca Gozáles. Ele é professor, bailarino e coreógrafo. Na década de 80, mudou-se do Recife para o Rio de Janeiro.

Na capital carioca, Jaime Arôxa descobriu a dança de salão e depois criou metodologia própria de ensino. Em 1986, montou uma escola, pela qual já passaram mais de 24 mil alunos. Além do trabalho como professor, o bailarino também faz coreografias para peças, filmes, novelas e shows.

Oficina com Jaime Arôxa – Aproveitando a estadia de Jaime Arôxa em João Pessoa, a Funjope também está oferecendo uma oficina ministrada pelo dançarino. Professores de dança de salão poderão assistir às aulas nesta sexta-feira (26), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sala Funjope (rua Duque de Caxias, 352 Centro da capital). Já para o público em geral será reservado o sábado (27), no mesmo horário e local. Os Interessados devem enviar currículo para Eugra Souto( studiodedancaeugrasouto@gmail.com).

Perfume de Gardênia – Os ritmos latinos vão estar presentes no show da banda-baile ‘Perfume de Gardênia’, que encerra a noite do ‘6QSabem’ desta sexta-feira. O grupo potiguar já existe há oito anos, fazendo shows em todo o Nordeste. As músicas são executadas em academias de dança e rádios por todo Brasil e no estrangeiro.

Os músicos do ‘Perfume de Gardênia’ que vão ser apresentar nesta sexta-feira são Jubileu Filho (voz, violão de nylon, guitarra e trompete), Luna Hesse (voz), Binho (voz e percussão), Cacá Velloso (violão de aço e backvocal), Paulo Eduardo (teclado e backvocal), Kleytton Farney (baixo), Diego Medeiros (bateria), Herivelto (percussão) e Chico Bethoven (sax e flauta transversal). A banda já tem três CDs e um DVD lançados. Entre os ritmos estão o zouk, bachata e salsa.

‘Som das 6’ vira ‘6QSabem’ – Na última sexta-feira do mês, o projeto ‘Som das 6’ abre espaço para outras expressões artísticas além da música. Na ocasião, o evento passa a se chamar ‘6QSabem’. A programação é elaborada pela Funjope em parceria com fóruns setoriais, de diferentes áreas culturais.