Dança é destaque da estreia do projeto ‘6quesabem’ nesta sexta

Por - em 22

O projeto ‘Som das 6’ se transforma nesta sexta-feira (30) no ‘6quesabem’, abrindo espaços para outras expressões artísticas. A primeira edição do projeto, que acontece a partir das 18h, no Ponto de Cem Réis, vai focar a dança, em homenagem ao Dia Internacional da Dança, celebrado mundialmente em 29 de abril.

Na ocasião, será lançado o manifesto ‘Mova-se’, produzido pelo Fórum setorial de Dança de João Pessoa. Já a partir das 21h, tem início o Baile do Trabalhador, com apresentação da Orquestra Toque de Vida, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador, dia 1º de maio. A iniciativa é promovida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Nesta ação, unem-se o Fórum de Dança de João Pessoa e representações sindicais, a exemplo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), proporcionando uma variedade de opções de diferentes expressões artísticas, além de relembrar importantes datas de lutas e resistência populares e culturais.

‘6quesabem’ – Na última sexta-feira de cada mês, o Projeto ‘Som das 6’, que tem sacudido o Ponto Cem Réis com programação musical da melhor qualidade, abre espaço para outras expressões artísticas como teatro, circo, dança, audiovisual e cultura popular, transformando-se no Projeto ‘6quesabem’, que terá sua programação elaborada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em parceria com os Fóruns Setoriais.

Desde a segunda-feira (26), artistas de dança de diversos estilos se mobilizam com intervenções relâmpago em espaços urbanos, tais como a Estação Rodoviária, Feirinha de Tambaú, Lagoa, Busto de Tamandaré, Universidade e sinais de trânsito. As ações têm o objetivo de celebrar a dança colocando em foco, para a população, esta atividade artística que constitui uma importante área de conhecimento e ainda se debate com problemas elementares para sua profissionalização.

Programação – Nesta parte de dança, estão contemplados diferentes estilos, tendo sido programadas:

‘Jam Session – Contato Improvisação’
Espetáculo de dança contemporânea ‘Proverbios, 1’, da Paralelo Cia. de Dança
Balé clássico do grupo Ballet Jovem da Paraíba
Mostra de dança contemporânea ‘Pulsação’, do grupo A Cena Companhia de Dança
Dança de rua da Tribo Éthnos
Espetáculo de dança de dalão ‘Samba’
Espetáculo de dança contemporânea ‘Reflexos’, da Cenário Companhia de Dança
Dança afro da Tribo Éthnos
Espetáculo de dança contemporânea ‘Saída’, do Ballet Jovem da Paraíba
Sapateado americano do grupo Tap Arretado
E dança popular ‘Frevo’, com a dançarina Valéria Vicente.

Baile do Trabalhador – Acontece a partir das 21h e será animado pela Orquestra Glamour, formada por 10 músicos, que surgiu em 2006 e já faz parte da cena cultural paraibana, atuando em eventos do calendário festivo e sendo bastante requisitada em bailes. A banda promete animar o público com um repertório formado por vários estilos, a exemplo do rock pop, dance, forró e axé music.