PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Dança e muita percussão animam ‘Corredor Cultural’ deste sábado

Por - em 132

Os ritmos do coco, ciranda, maracatu, samba de roda, ijexá, perré e maculelê estão no ‘Corredor Cultural’ deste sábado (19), com o Grupo Raízes. O evento começa por volta das 15h, no Beco da Cachaçaria Philipéia. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e faz parte das ações de incentivo à ocupação da região do Centro da Capital, considerada Patrimônio Histórico Nacional.

O Grupo Raízes realiza um trabalho de fortalecimento da cultura popular paraibana, por meio da dança e da percussão tanto afro-brasileira como indígena. A iniciativa nasceu em setembro de 2009, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado no Centro Histórico de João Pessoa.

Grupo – A primeira formação do grupo, criado pelo plástico paraibano Elioenai Gomes, girou em torno da produção de um espetáculo de dança. O trabalho foi apresentado no I Festival de Dança do Teatro Santa Roza e intitulado ‘Ki-tempo’. O enredo, construído a partir de um dos mitos do Orixá Xangô, rendeu o Prêmio Revelação do evento.

A ideia sempre foi construir uma caminhada marcada pela integração de vários atores. Eles contribuem por meio de manifestações artísticas de diferentes formas, tais como dança, canto, religiosidade, teatro, artes plásticas, fotografia, musicalidade e até mesmo poesia.