Dança: festival homenageia mestres da cultura popular

Por - em 30

Vó Mera, Mestre Manoel, Têca do Côco e Dona Nuca são os grandes homenageados do ‘VII Festival de Danças Folclóricas da Rede Municipal de Ensino’. Mais de 800 alunos realizam suas homenagens através da dança, nesta sexta-feira (28) e no sábado (29), a partir das 16h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O VII Festival de Danças Folclóricas trará na sua programação apresentações de 32 unidades da rede municipal de ensino que fazem parte do Projeto Dança na Escola. Na sexta-feira (28) participam as escolas Antenor Navarro, Santa Emília, Dom Marcelo, José Novais, Antônia do Socorro Machado, Santos Dumont, Durmerval Trigueiro, Maria Ruth, Ubirajara Botto, Apolônio Sales, Presidente João Pessoa, Mathias Freire, Frei Afonso, Zulmira de Novais, Analice Caldas e Ubirajara Pinto.

No sábado (29) será a vez das escolas Tharcilla Barbosa, Dom Helder Câmara, Ana Cristina, Índio Piragibe, Lions Tambaú, Daura Santiago, Leônidas Santiago, Fenelon Câmara, Anayde Beiriz, Pedra do Reino, Darcy Ribeiro e Anita Trigueiro, prestarem suas homenagens aos mestres da cultura popular paraibana.

“Nesta 7ª edição do Festival de Danças Folclóricas, o resgate da cultura paraibana está em primeiro plano. Por meio da dança mais de 800 alunos têm oportunidade de entrar em contato com suas raízes e, mais que isso, prestam a devida homenagem àqueles que são de grande importância para a valorização da cultura popular paraibana, os mestres Vó Mera, Mestre Manoel, Têca do Côco e Dona Nuca”, enfatizou Joseneide Correia Behar, coordenadora do Dança na Escola.

O projeto – O Dança na Escola iniciou suas atividades em 1998 e atualmente é desenvolvido em 63 escolas da rede municipal. O objetivo do projeto é sistematizar o ensino da dança nas unidades educacionais, na perspectiva da pluralidade cultural, envolvendo alunos do Ensino Fundamental I e II com faixa etária de 7 a 15 anos.

A outra atividade anual de destaque do Dança na Escola será a realização da ‘XI Mostra de Dança Moderna’, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na ocasião, haverá o encerramento de todos os trabalhos do projeto em 2008.