Debate de prioridades com conselheiros e a população dos Bancários

Por - em 32

Nesta terça-feira (06) os conselheiros do Orçamento Democrático (OD) da 14° região tiveram a oportunidade de dialogar com os gestores municipais durante o Planejamento Democrático, 4° etapa do Ciclo do OD 2011. O encontro foi realizado no Centro de Cidadania dos Bancários e debateu os três temas eleitos como prioridades pela população durante as audiências regionais: saúde, infraestrutura e geração de emprego e renda.

A 14º região compreende a comunidades e aos bairros de Castelo Branco I, II, III, Bancários, Anatólia, Jardim São Paulo, Jardim Cidade Universitária, São Rafael, Santa Clara, Timbó, Eucalipto, Comunidade Paulo Miranda, Santa Bárbara e Colibris II.

O objetivo desta etapa do ciclo é esclarecer para os conselheiros das regiões sobre a formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, detalhando quais obras solicitadas pela população poderão ser incluídas na lei.

O diálogo se deu entre as secretarias de Saúde, Seinfra e Sedes e os conselheiros do OD.

Em relação à saúde, as diretoras dos Distritos III e V, Glícia Virgínia e Célia Pires, esclareceram questões como melhorias no atendimento profissional das Unidades de Saúde da Família (USF) da região, falta de médico, construção de Unidade de Saúde da Família de São Rafael, Santa Bárbara. No que se refere à construção de USF de Santa Bárbara, ela iniciará até o final do ano, já a de São Rafael, apesar da decisão política de fazê-la, é necessário mais negociação, pois a Secretaria de Saúde já está com projeto aprovado para construção de novas unidades, mas a área a ser construída como é uma concessão precisa ser agilizada. Além disso, todos os esforços são feitos para solucionar a falta de médico, mas existe uma dificuldade nacional de conseguir estes profissionais que trabalhem com saúde da família, também está sendo construída a Unidade de Saúde da Família do Castelo Branco II para duas equipes.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, falou de geração de emprego e renda e apresentou serviços oferecidos pela secretaria como o Plantão Funeral que funciona 24 horas pelo fone 8852-0892, Bolsa Família, Banco de Alimentos e o Qualifica-JP que oferece cursos profissionalizantes e reabre as inscrições para novos cursos em outubro e conta com a participação dos conselheiros para receber sugestões de cursos onde os profissionais possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho.

Já a Secretaria de Infraestrutura contou com os esclarecimentos do Diretor de Obras, Joaquim Almeida que apresentou diversas ruas a serem pavimentadas da 14° região nos bairros de Castelo Branco, Jardim Cidade Universitária e Colibris. No entanto, as questões permearam em torno da reurbanização do Timbó que será concluída através do Fundo Municipal de Urbanização (Fundurb) e no máximo entre meados de outubro e início de novembro entrará em licitação e as ruas do Colibris que entrarão também sob novas licitações pois as construtoras que trabalharam neste bairro serão substituídas.

 

“Os conselheiros saíram daqui ouvindo das secretarias os compromissos assumidos para a LOA de 2012”, declarou o coordenador, Tibério Limeira.

Para os conselheiros foi um momento esclarecedor. “Estou muito feliz de termos conseguido o que conseguimos no Castelo Branco e de ver ainda o que será feito”, declarou a conselheira Maria de Lourdes do Castelo Branco II.

A próxima reunião do Planejamento Democrático acontece nesta quinta-feira (8) no Centro de Referência de Mangabeira.