Debate sobre drogas será realizado no Jardim Veneza

Por - em 27

‘Viva 100’. Este é o tema central da ‘I Arena Jovem’, que será realizada na tarde desta terça-feira (6), a partir das 14h, na Escola Municipal João Monteiro da Franca, localizada na Rua Maria José Miranda do Amaral, n° 43, Conjunto José Vieira Diniz, no Jardim Veneza. O encontro é promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de educação e Cultura (Sedec).

O evento tem como público alvo educadores, comunidade e representantes do Comitê pela Vida. Na oportunidade, a comunidade escolar vai participar de um debate sobre drogas que será mediado pelos estudantes do 6º ao 9º ano. A Secretária de Educação, Ariane Sá, explica que a ação faz parte da campanha de prevenção às drogas realizada pela Prefeitura. “No projeto, disponibilizamos as caixas de diálogo para que os alunos depositem seus questionamentos a cerca das drogas. Nesse encontro, serão respondidas as dúvidas dos estudantes e em seguida, aberto o diálogo com a comunidade”, explica Ariane.

Foram convidados para debater à temática o Diretor de Comunicação do Sindicato da Polícia Federal, Deusimar Guedes; o Coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd-PB), Tenente Coronel Onivan Elias; a Coordenadora do CAPS-I, Mariana Montenegro e a Psicóloga do Programa de Atendimento Integral ao Alcoolista e dependência Química (Paiad), Lawrencita Espínola.

“O problema das drogas afeta toda sociedade. A falta de clareza sobre como agir ou lidar com o tema é uma realidade em nosso meio. Pensando nisso, resolvemos dar o primeiro passo e o ‘Viva 100’ quer dizer exatamente isso, mostrar aos participantes o mal que as substâncias químicas produzem para quem usa e para todos que o rodeiam”, afirmou a Diretora da escola, Dalvaci Pessoa Lira.

Comitê pela Vida – É formado por um grupo com representação de pais, alunos, professores e educadores. O Comitê está presente em todas as escolas municipais de João Pessoa, com o dever de se reunir para refletir sobre as temáticas que são abordadas em consonância com os projetos adotados pela unidade de ensino.