Decoração natalina da Capital abrange centro e nove bairros

Por - em 15

O clima de Natal toma conta de João Pessoa e a Prefeitura Municipal (PMJP) deu início à montagem da tradicional ornamentação. A maior e mais bonita árvore de Natal da cidade já foi instalada no centro da Lagoa do Parque Solon de Lucena. Mais 15 árvores serão colocadas em pontos estratégicos da cidade, seis delas instaladas em praças e nove nos bairros. A previsão é que a iluminação natalina seja acionada na primeira semana de dezembro.

Este ano, a novidade do projeto de iluminação no centro da cidade terá como foco o Ponto de Cem Réis. As antigas arquiteturas dos prédios ao redor da praça ganharão uma iluminação especial. Também será colocada uma árvore na orla, no final da avenida Epitácio Pessoa, e a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, o Paço Municipal e várias ruas do centro também receberão atenção especial.

O diretor da Divisão de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), José Herivalter Rodrigues, ressaltou que a intenção é dar continuidade ao projeto de descentralização da iluminação natalina. “Além do centro, nós instalamos várias árvores em pontos estratégicos para que o clima de festa de Natal possa ser sentido em vários pontos da cidade”, ressaltou.

Segundo ele, na lagoa a decoração terá uma árvore flutuante com 25 metros de altura, já no entorno do anel interno as palmeiras ganharão refletores com lâmpadas na cor verde e no anel externo serão colocadas lâmpadas nas árvores, simulando as bolas de Natal das árvores tradicionais. A decoração na área é complementada com enfeites nas árvores da avenida Getúlio Vargas, do trecho da lagoa até as proximidades da Primeira Igreja Batista.

O centro da cidade também contará com mais sete mil metros de gambiarras em várias ruas, ação criada a partir da parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Várias ruas serão iluminadas, entre elas, a Treze de Maio, B. Rohan e Guedes Pereira.

Descentralização – A descentralização da ornamentação natalina terá destaque nos bairros do Valentina, Ernesto Geisel, Mangabeira, Bancários, Alto do Mateus, Ipês, Jaguaribe, Bessa e Cruz das Armas. Em cada um desses bairros será montada uma árvore de Natal no mesmo estilo da instalada na Lagoa, medindo 17 metros. As árvores ficarão acesas a partir das 18h e programadas para apagarem às 5h, até o dia 6 de janeiro de 2010, data da comemoração do Dia de Reis.

Além dos bairros, seis praças também serão contempladas: Coqueiral, Funcionário II, Alto do Mateus, São Gonçalo e Mandacaru (acesso ao Alto do Céu).