Decoração natalina da PMJP é feita com material reciclável

Por - em 18

Quem vai ao Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e observar a decoração natalina nem imagina quais materiais foram utilizados nos arranjos de anjos, da árvore de Natal e dos enfeites. A decoração do hall de entrada do complexo de secretarias da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foi feita pelos artistas plásticos e artesãos da Oficina de Artes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) a partir de materiais recicláveis.

Dez funcionários que trabalham na Oficina de Artes passaram dias para montar os enfeites natalinos, tudo feito a partir de jornal velho e papelão. A árvore de Natal, com mais de dois metros, por exemplo, possui detalhes que lembram uma toalha rendada, feita a partir da colagem de pequenas mandalas de papel jornal. Também foram utilizados materiais como purpurina, cola e tinta para embelezar ainda mais os enfeites. Anjos dourados, medido 1,10 metros, carregam nas mãos estrelas brilhantes.

Segundo o diretor da Oficina de Artes da Autarquia, Roberto Carvalho, a decoração do Centro Administrativo Municipal é uma boa forma de divulgar o trabalho de reaproveitamento realizado pelo setor de Educação Ambiental da Emlur. “Com o aproveitamento de materiais, como papel e papelão, as pessoas podem ver que é possível reutilizar e dar uma nova vida útil ao que foi jogado no lixo”, disse.

Além da divulgação da mensagem dos três R’s (reciclar, reutilizar e reaproveitar) promovida pelo trabalho de educação ambiental, a decoração é uma boa dica para artesãos que podem confeccionar enfeites e assim ‘apurar’ um dinheiro extra no fim de ano. “As pessoas podem observar os enfeites e se inspirar para trabalhar com material reciclado, criando sua própria decoração ou até produzindo para vender, gerando uma renda extra no Natal”, afirmou o diretor da Oficina de Artes.

O visitante pode conhecer outras decorações além do CAM. Por exemplo, o hall da Emlur também foi enfeitado com anjos dourados e estrelas, contagiando os servidores com o espírito natalino. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) também terá em sua decoração a mão dos artesãos e artistas da Emlur.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, é um entusiasta quando se trata de transformar o lixo em decoração. “Além de garantir o clima natalino e mostrar às pessoas que o lixo pode ser reaproveitado e transformado em objetos de arte, a decoração a partir de material reciclável chama a atenção da população para a preservação da natureza”, enfatizou.